🔓 Biólogo inglês mostra o papel fundamental dos fungos na organização da vida humana

Primeiro livro do autor, “A trama da vida: como os fungos constroem o mundo” recebeu o prêmio Wainwright em 2021 e foi traduzido para mais de 20 idiomas
Merlin Sheldrake, autor de “A trama da vida”
19/10/2021

A paixão do biólogo e escritor inglês Merlin Sheldrake pelo mundo dos seres invisíveis resultou no livro A trama da vida: como os fungos constroem o mundo, que chega ao Brasil em publicação conjunta das editoras Fósforo e Ubu. O livro recebeu o prêmio Wainwright em 2021 e foi traduzido para mais de 20 idiomas.

No livro, Sheldrake mostra o papel essencial dos fungos no engendramento do mundo em que vivemos e seu lugar na evolução de outras espécies — como na passagem das plantas da água para a terra — só começou a ser evidenciado nas últimas décadas.

Isso também é fruto de uma mudança de percepção que deslocou o centro do debate do homem para a Terra e seus organismos como um sistema.

Os mais de 2 milhões de espécies de fungos desafiam nossas ideias tradicionais de individualidade e inteligência. Graças a seu imenso poder de adaptação — que lhes permite, por exemplo, decompor poluentes e compostos químicos complexos —, os fungos certamente terão papel central na reorganização da vida humana necessária para aplacar a crise climática em curso. De tijolos a chips de computador, há infinitos usos possíveis — e as descobertas são espantosas e promissoras.

Merlin Sheldrake nasceu na Inglaterra em 1987, estudou biologia em Harvard e é doutor em ecologia tropical pela Universidade de Cambridge por sua pesquisa sobre redes fúngicas subterrâneas nas florestas do Panamá.

Com o tempo, os fungos dominaram sua curiosidade, e ele mergulhou de cabeça nesse universo singular: ainda na faculdade, fez bebidas alcoólicas a partir de receitas medievais e, depois, se arrastou pelo solo de florestas tropicais coletando espécimes, passou incontáveis horas no laboratório, provou a psilocibina dos cogumelos mágicos, visitou e entrevistou outros pesquisadores e aficionados.

A trama da vida: como os fungos constroem o mundo
Merlin Sheldrake
Trad.: Gilberto Stam
368 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho