🔓 Biografia de Lula escrita por Fernando Morais será lançada em novembro

“Lula, volume 1: Biografia”, fruto de mais de 10 anos de trabalho, narra trajetória de um dos políticos mais carismáticos e controversos do país 
O ex-presidente Lula, nos anos 1970
14/09/2021

A Companhia das Letras deu início à pré-venda da biografia de Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, volume 1: Biografia, escrita pelo jornalista Fernando Morais. A obra, que chega às livrarias em 16 de novembro, é fruto de mais de dez anos de trabalho e recupera os momentos determinantes de um dos personagens mais emblemáticos e controversos da política nacional das últimas cinco décadas.

Único presidente do país com origens operárias, e campo magnético de um partido profundamente original em suas raízes, exerceu o poder carismático e a influência de modo mais duradouro que qualquer outro homem público no período republicano, salvo talvez Getúlio Vargas — com quem também compartilha a virulência dos adversários.

Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto e frequente a Lula. Com dezenas de horas de depoimentos, o escritor compôs um painel que tenta mostrar toda a complexidade do personagem.

A narrativa do primeiro volume vai até 8 de novembro de 2019, quando o ex-presidente, por decisão do Supremo Tribunal Federal, deixou a prisão em Curitiba, onde ficou 1 ano e sete meses.

Militante de esquerda, Fernando Morais é um dos jornalistas mais experientes do país. Trabalhou no Jornal da Tarde, na revista Veja e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo. Foi deputado (1979-87) e secretário da Cultura (1988-91) e da Educação (1991-93) do estado de São Paulo. É autor, entre outros, de A ilhaCem quilos de ouroOlgaOs últimos soldados da Guerra FriaCorações sujos e Chatô.

Lula, volume 1: Biografia
Fernando Morais
Companhia das Letras
416 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho