🔓 Biografia de João Cabral de Melo Neto sai em novembro

Escrita por Ivan Marques, “João Cabral de Melo Neto: Um biografia” recria episódios centrais da trajetória do poeta pernambucano, morto em 1999
O poeta João Cabral de Melo Neto, autor de “A educação pela pedra”
27/10/2021

Em novembro a Todavia publica João Cabral de Melo Neto: Uma biografia, assinada pelo escritor e professor da USP Ivan Marques. No livro, Marques resgata a vida do poeta desde seu nascimento no Recife, em 1920, até sua morte no Rio de Janeiro, em 1999.

O biógrafo recria episódios centrais da vida de João Cabral, como sua primeira visita ao Rio de Janeiro, sua importante participação no movimento literário catalão de oposição ao franquismo quando jovem diplomata na Espanha e os anos de consagração literária e popular a partir da apresentação de Morte e vida severina, musicado por Chico Buarque em 1966.

Estão no livro também aspectos anteriormente desconhecidos da vida do escritor, como suas posições políticas (definia-se como “materialista-ateu-marxista”). Pouco afeito à confissão (ao contrário de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, que deixaram diversos textos memorialísticos), visto como seco e calculadamente distante, João Cabral espalhou no entanto muitas pistas sobre sua trajetória ao longo de seus poemas.

O autor da biografia, Ivan Marques, é professor de literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Também é autor dos livros Cenas de um modernismo de província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte (2011), Modernismo em revista: Estética e ideologia nos periódicos dos anos 1920 (2013) e Para amar Graciliano (2017).

João Cabral de Melo Neto: Um biografia
Ivan Marques
Todavia
560 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho