Em novembro a Todavia publica João Cabral de Melo Neto: Uma biografia, assinada pelo escritor e professor da USP Ivan Marques. No livro, Marques resgata a vida do poeta desde seu nascimento no Recife, em 1920, até sua morte no Rio de Janeiro, em 1999.
O biógrafo recria episódios centrais da vida de João Cabral, como sua primeira visita ao Rio de Janeiro, sua importante participação no movimento literário catalão de oposição ao franquismo quando jovem diplomata na Espanha e os anos de consagração literária e popular a partir da apresentação de Morte e vida severina, musicado por Chico Buarque em 1966.
Estão no livro também aspectos anteriormente desconhecidos da vida do escritor, como suas posições políticas (definia-se como “materialista-ateu-marxista”). Pouco afeito à confissão (ao contrário de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, que deixaram diversos textos memorialísticos), visto como seco e calculadamente distante, João Cabral espalhou no entanto muitas pistas sobre sua trajetória ao longo de seus poemas.
O autor da biografia, Ivan Marques, é professor de literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Também é autor dos livros Cenas de um modernismo de província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte (2011), Modernismo em revista: Estética e ideologia nos periódicos dos anos 1920 (2013) e Para amar Graciliano (2017).