A organização da Bienal Internacional do Livro do Paraná anunciou que a primeira edição do evento será adiada para 2026. O anúncio ocorreu após uma série de complicações que comprometeram a viabilidade da feira ainda em 2025.
Segundo comunicado nas redes sociais, o adiamento se deu por “problemas logísticos” e também em razão de condições climáticas desfavoráveis. A nota ressalta que os organizadores seguem trabalhando para entregar um evento “seguro, acolhedor e à altura do público”.
A decisão ocorre às vésperas da data de início originalmente prevista (10 de outubro), e marca o segundo adiamento da Bienal — ela já havia sido reagendada anteriormente, de setembro para outubro.
Problemas acumulados
Poucos dias antes da abertura, três nomes de destaque confirmados inicialmente — Pedro Bial, Thalita Rebouças e Sérgio Rodrigues — declararam que não participariam mais do evento. Junto a eles, outros expositores teriam desistido nos últimos dias, reduzindo o número de estandes contratados.
A mudança de local também contribuiu para o desgaste: o evento, que aconteceria no Viasoft Experience, foi transferido para o Jockey Club do Paraná. A reorganização estrutural incluía uso de tendas e ajuste de instalações.
A produtora organizadora, Cocar Produções Editoriais, liderada por Lis Alves, afirmou que o adiamento resultou de atrasos na liberação de verbas de investidores, o que prejudicou negociações com fornecedores, especialmente para montagem de tendas.
Outro ponto crítico foi o projeto inicial da Bienal junto à Lei Rouanet, que teria sido arquivado em fase anterior por disputas judiciais. Mais tarde, após ajustes, voltou a constar do sistema. Mesmo assim, não houve efetivação de captação de recursos. Em meio às dificuldades, a curadoria sofreu instabilidade: ao longo do processo, pelo menos seis curadores foram substituídos.
A plataforma de venda de ingressos (Fever) ainda mantinha ingressos à venda até o anúncio, mas orientou que os pedidos de reembolso seriam disponibilizados aos compradores.
A nova data da feira ainda não foi oficializada pela organização, mas rumores entre parceiros indicam possibilidade de realização em abril de 2026.