A Bienal do Livro Rio lançou uma nova plataforma digital, com conteúdos inéditos sobre cultura e mercado literário. O site traz textos, vídeos, podcasts, entrevistas com autores nacionais e internacionais. A ideia é reproduzir o mesmo universo cultural do evento presencial, que está programado para acontecer em setembro, no Rio de Janeiro.
“A construção do conteúdo da Bienal é tão rica que um encontro de dez dias a cada dois anos já não era suficiente. A Bienal agora será permanente e com um alcance enorme. O público já nos pedia isso, estamos animados com a possibilidade de levar a Bienal para as casas dos brasileiros. A plataforma é uma possibilidade para quem nunca teve a oportunidade de vivenciar o evento sinta um pouquinho do clima do festival”, afirma a diretora da GL events responsável pela organização da Bienal, Tatiana Zaccaro.
A plataforma conta com o apoio e parceria do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e de editoras. Assuntos relacionados a temas atuais como mercado de trabalho, racismo, feminismo e política estão em pauta, assim como narrativas de ficção, temas infantis e o universo geek.
Na estreia, o site apresenta uma entrevista com Itamar Vieira Junior, cronista do Rascunho, autor de Torto e arado, vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos em 2020. Já o diretor de cinema Cacá Diegues compartilha dicas de filmes adaptados da literatura nacional.