🔓 Bienal do Livro da Bahia 2026 será em abril

Evento literário do Nordeste amplia atividades após sucesso da edição de 2024; vendas para expositores já estão abertas
Em 2024, a Bienal da Bahia recebeu um público de cerca de 100 mil pessoas
19/08/2025

A Bienal do Livro Bahia 2026 já tem data confirmada: de 15 a 21 de abril, o Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, recebe a maior edição da história do evento. Pela primeira vez, serão sete dias de programação, um a mais em relação a 2024, quando o encontro atraiu mais de 100 mil pessoas e contabilizou aproximadamente 800 mil livros vendidos.

A venda de estandes para expositores já começou e segue o critério de ordem de chegada, prática já tradicional da Bienal. Serão disponibilizados mais de 3 mil m² de área de exposição, e a organização orienta interessados a garantir os espaços o quanto antes. Informações adicionais podem ser obtidas pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Expansão
A ampliação do evento, realizado pela GL Events Exhibitions — mesma empresa responsável pela Bienal do Livro Rio — em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), reflete o entusiasmo do público e do mercado editorial. Em 2024, a Bienal contou com 200 marcas expositoras, incluindo grandes editoras como Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Rocco e Globo Livros. Foram mais de 100 horas de programação e a presença de 170 autores e artistas, entre eles Itamar Vieira Jr., Raphael Montes, Thalita Rebouças, Jeferson Tenório, Daniela Mercury e convidados internacionais como Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga.

“O sucesso da última edição reafirmou a força da Bahia como polo cultural vibrante e plural. Ampliar a Bienal para sete dias é um passo natural diante desse entusiasmo”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events Exhibitions.

Espaço de encontro
Na edição passada, a Bienal também se destacou pelos espaços temáticos — como o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil Janelas Encantadas — e pela participação de 15 mil estudantes da rede pública, vindos de Salvador e de diversas cidades do interior, reforçando seu papel de democratizar o acesso à leitura.

“O que vivemos em 2024 foi memorável. O evento se tornou um espaço de troca de afetos, ideias e experiências transformadoras. Agora trabalhamos para trazer ainda mais diversidade e novidades”, complementa Zaccaro.

A organização já prepara novidades para 2026, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre Bahia, Brasil e o mundo, valorizando a produção literária local, regional e internacional.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho