🔓 Bienal de Pernambuco celebra 30 anos com foco em novos autores

Edição comemorativa, cujo tema é “Ler é sentir cada palavra”, terá programação com nomes de destaque e aposta na formação de leitores
Mia Couto é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
18/09/2025

A XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco será realizada de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Em sua edição comemorativa, o evento celebra três décadas de existência com o tema “Ler é sentir cada palavra” e terá a própria feira como grande homenageada, sob o lema “30 anos em estado de poesia”.

Considerada o mais importante evento literário do Nordeste e o terceiro maior do país, a Bienal reúne milhares de visitantes, centenas de expositores e uma programação que combina literatura, cultura e formação. A edição anterior movimentou mais de R$ 18 milhões na economia local e gerou ampla repercussão nas redes sociais.

Entre os autores já confirmados estão Mia Couto, Itamar Vieira Junior, Aline Bei, Raimundo Carrero, Cristhiano Aguiar, Vitor Martins, Micheliny Verunschk, Mary del Priore, Daniel Munduruku, Raphael Montes, Natália Timerman, Cida Pedrosa e Clarice Freire, além de nomes da nova geração literária.

No dia 10 de outubro, às 17h, o editor Rogério Pereira participa de bate-papo, mediado por Fábio Lucas, sobre os 25 anos do Rascunho.

No campo editorial, a Companhia das Letras participa pela primeira vez, ao lado de casas como Aleph, Cepe Editora, Grupo Autêntica e Vozes. Coletivos e autores independentes também integram a programação.

A Bienal reforça ainda seu caráter formativo com o Educativo Bienal 2025, que promove atividades para crianças, adolescentes e professores. O espaço dedicado ao público infantil e juvenil será ampliado nesta edição, com foco na iniciação literária e na acessibilidade.

O evento também recebeu um novo reconhecimento institucional: foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife pela Lei Ordinária nº 158/2025, sancionada pelo prefeito João Campos em agosto.

Realizada com incentivo da Lei Rouanet, a Bienal conta com patrocínios da Petrobras, Banco do Nordeste do Brasil e Itaú Unibanco, além de apoios de instituições como Sesc, Sebrae, Sudene e secretarias de Educação estadual e municipal.

Confira a programação da Bienal de Pernambuco.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho