A Fundação Biblioteca Nacional, que gere a maior biblioteca da América Latina, está sem diretor após a nomeação do ex-capitão da Marinha Carlos Fernando Rabello ser anulada em publicação do Diário Oficial da União nesta terça-feira (8).
Ele havia sido nomeado para chefiar a Biblioteca Nacional em 24 de fevereiro, o que causou indignação nas redes sociais por Rabello não ser especialista na área. No mesmo dia, sua designação para o cargo foi cancelada.
Na prática, o cargo de diretor da BN está vago desde que Rafael Nogueira assumiu uma vaga na Secretaria Especial de Cultura, há um mês. Com a anulação da posse nesta terça, Carlos Fernando Rabello voltou para a Fundação Casa de Rui Barbosa, onde exercia funções burocráticas.
A Fundação Biblioteca Nacional é uma principais instituições culturais do paÃs, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
A instituição mantém um prêmio literário anual, que reconhece autores e livros em categorias como Romance, Conto e Tradução. Já venceram a premiação escritores como Elvira Vigna,Dalton Trevisan, Silviano Santiago, Daniel Galera, Veronica Stigger, entre outros.