(12/11/20)
Barack Obama participará da cerimônia online do vencedor do Booker Prize 2020, no dia 19 de novembro. Segundo o jornal inglês The Guardian, Obama estará ao lado dos ex-vencedores Kazuo Ishiguro, Margaret Atwood e Bernardine Evaristo.
No início deste ano, a cerimônia do Booker mudou de data, aparentemente para evitar que o evento se realizasse no mesmo dia da chegada do primeiro volume das memórias de Obama, Uma terra prometida, que terá lançamento simultâneo em 25 idiomas, incluindo o português, com edição da Companhia das Letras.
Leitor voraz, Obama continuou a compartilhar suas recomendações de leitura após deixar a Casa Branca. Em uma das últimas listas que divulgou com suas “melhores leituras”, estavam obras da irlandesa Sally Rooney e das britânicas Bernardine Evaristo e Hilary Mantel.
O vencedor do Booker é geralmente anunciado em um jantar no London’s Guildhall, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será transmitida pela BBC.
Seis escritores concorrem ao prêmio de 50 mil libras (cerca de R$ 360 mil) neste ano: Tsitsi Dangarembga, Diane Cook, Avni Doshi, Maaza Mengiste, Douglas Stuart e Brandon Taylor. Dos seis autores, quatro deles publicaram suas obras por editoras independentes.