Balada Literária transmite conversa sobre “As mulheres de Tijucopapo” neste sábado

Clube de leitura “Mulheres Negras na Biblioteca” recebe a escritora Marilene Felinto, que fala sobre seu principal romance, lançado em 1982
Marilene Felinto, autora de “As mulheres de Tijucopapo”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
15/09/2021

Neste sábado (18), às 19h, o canal do Youtube da Balada Literária transmite um encontro do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, que vai debater, junto com a autora Marilene Felinto, o romance As mulheres de Tijucopapo. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Escrito quando Marilene Felinto tinha 22 anos de idade, o livro narra a viagem de retorno da personagem Rísia a Tijucopapo, localidade fictícia onde sua mãe nasceu, que evoca a história real de Tejucupapo, em Pernambuco. No século 17, a cidade foi palco de uma batalha entre mulheres da região e holandeses interessados em saquear o estado. O livro é construído por meio de uma escrita elaborada, em um fluxo de consciência de teor histórico, feminista e antirracista.

Traduzido para o inglês, o francês, o holandês e o catalão, o livro deu à autora o prêmio Jabuti na categoria “Autor Revelação”, em 1983.

Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e foi criada em São Paulo, para onde sua família se mudou em 1968. É formada em Letras, pela USP, e escritora de ficção. Publicou romances, coletâneas de contos e ensaios. Autobiografia de uma escrita de ficção – ou: porque as crianças brincam e os escritores escrevem (Ed. da autora, 2019), Fama e infâmia: uma crítica ao jornalismo brasileiro (Ed. da autora, 2019; Contos reunidos (Ed. da autora, 2019) e Sinfonia de contos de infância (Ed. da autora, 2019) são alguns de seus livros.

As mulheres de Tijucopapo
Marilene Felinto

Ubu

240 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade