🔓 Balada Literária transmite conversa sobre “As mulheres de Tijucopapo” neste sábado

Clube de leitura “Mulheres Negras na Biblioteca” recebe a escritora Marilene Felinto, que fala sobre seu principal romance, lançado em 1982
Marilene Felinto, autora de “As mulheres de Tijucopapo”
15/09/2021

Neste sábado (18), às 19h, o canal do Youtube da Balada Literária transmite um encontro do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, que vai debater, junto com a autora Marilene Felinto, o romance As mulheres de Tijucopapo. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Escrito quando Marilene Felinto tinha 22 anos de idade, o livro narra a viagem de retorno da personagem Rísia a Tijucopapo, localidade fictícia onde sua mãe nasceu, que evoca a história real de Tejucupapo, em Pernambuco. No século 17, a cidade foi palco de uma batalha entre mulheres da região e holandeses interessados em saquear o estado. O livro é construído por meio de uma escrita elaborada, em um fluxo de consciência de teor histórico, feminista e antirracista.

Traduzido para o inglês, o francês, o holandês e o catalão, o livro deu à autora o prêmio Jabuti na categoria “Autor Revelação”, em 1983.

Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e foi criada em São Paulo, para onde sua família se mudou em 1968. É formada em Letras, pela USP, e escritora de ficção. Publicou romances, coletâneas de contos e ensaios. Autobiografia de uma escrita de ficção – ou: porque as crianças brincam e os escritores escrevem (Ed. da autora, 2019), Fama e infâmia: uma crítica ao jornalismo brasileiro (Ed. da autora, 2019; Contos reunidos (Ed. da autora, 2019) e Sinfonia de contos de infância (Ed. da autora, 2019) são alguns de seus livros.

As mulheres de Tijucopapo
Marilene Felinto

Ubu

240 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho