Neste sábado (18), às 19h, o canal do Youtube da Balada Literária transmite um encontro do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, que vai debater, junto com a autora Marilene Felinto, o romance As mulheres de Tijucopapo. As inscrições podem ser feitas através deste link.
Escrito quando Marilene Felinto tinha 22 anos de idade, o livro narra a viagem de retorno da personagem RĂsia a Tijucopapo, localidade fictĂcia onde sua mĂŁe nasceu, que evoca a histĂłria real de Tejucupapo, em Pernambuco. No sĂ©culo 17, a cidade foi palco de uma batalha entre mulheres da regiĂŁo e holandeses interessados em saquear o estado. O livro Ă© construĂdo por meio de uma escrita elaborada, em um fluxo de consciĂŞncia de teor histĂłrico, feminista e antirracista.
Traduzido para o inglês, o francês, o holandês e o catalão, o livro deu à autora o prêmio Jabuti na categoria “Autor Revelação”, em 1983.
Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e foi criada em SĂŁo Paulo, para onde sua famĂlia se mudou em 1968. É formada em Letras, pela USP, e escritora de ficção. Publicou romances, coletâneas de contos e ensaios. Autobiografia de uma escrita de ficção – ou: porque as crianças brincam e os escritores escrevem (Ed. da autora, 2019), Fama e infâmia: uma crĂtica ao jornalismo brasileiro (Ed. da autora, 2019; Contos reunidos (Ed. da autora, 2019) e Sinfonia de contos de infância (Ed. da autora, 2019) sĂŁo alguns de seus livros.