A Balada Literária inicia 2023 com uma oficina de escrita criativa ministrada pelo romancista João Silvério Trevisan. Serão 12 encontros, um por semana, entre 12 de janeiro e 20 de março. As aulas serão via plataforma Zoom, das 19h30 às 21h30, às quintas-feiras. O valor da oficina é de R$ 1 mil e pode ser parcelado em até 4x no cartão. As inscrições podem ser feitas pelo site da Balada.
Para oferecer subsĂdios ao trabalho criativo, Trevisan vai sugerir ou fazer leituras comentadas de poetas e ficcionistas notáveis, com exemplos de tĂ©cnicas e recursos pertinentes para aprimoramento da função expressiva no texto literário. Como estĂmulo pessoal e treinamento do olhar, ao inĂcio de cada encontro serĂŁo solicitados fatos poĂ©ticos colhidos durante a semana pelos participantes do curso.
JoĂŁo SilvĂ©rio Trevisan tem 13 livros publicados, entre ensaios, romances e contos. Desde 1987 vem coordenando oficinas de criação literária. Venceu por trĂŞs vezes o PrĂŞmio Jabuti e outras trĂŞs vezes o PrĂŞmio da Associação Paulista dos CrĂticos de Artes (APCA). Sua obra já foi traduzida para o inglĂŞs, alemĂŁo, espanhol, italiano, polonĂŞs e hĂşngaro.
Ativista na área de direitos humanos, fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil, e foi um dos editores-fundadores do Lampião da Esquina, primeiro jornal voltado para a comunidade LGBT brasileira, ainda na década de 1970. Viveu em San Francisco/Berkeley (USA), Cidade do México e Munique (Alemanha).