A Balada Literária promove em março o curso “Conversas sobre o Mercado Literário: escrever, publicar, divulgar e sobreviver”, com o escritor e tradutor Santiago Nazarian. Por meio de conversas com o romancista, serão discutidos todos os processos para a publicação de um livro — romance, conto e poesia. Os temas vão desde a escolha de assuntos e técnicas narrativas de uma obra, até a abordagem do autor em relação às editoras, visando a publicação de um livro.
Serão quatro encontros, via plataforma Zoom, sendo um por semana, aos sábados de março — dias 5, 12, 19 e 26, das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no site da Balada Literária.
Nazarian estreou na literatura com o romance Olívio, em 2003. O livro ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura. Seu mais recente trabalho, Fé no inferno, ficou em segundo lugar no prêmio Machado de Assis e figurou entre os finalista dos prêmios Jabuti e Oceanos. No livro, um jovem cuidador de idosos, que conhece a história do genocídio armênio e desconfia que possa estar trabalhando para um dos últimos sobreviventes da tragédia.
O escritor ainda publicou Biofobia, Mastigando humanos e Neve negra. Nazarian descreve seu projeto literário como “existencialismo bizarro”, no qual mescla questões atemporais da literatura existencialista com cultura pop, sarcasmo e horror. Tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Em 2007, foi eleito um dos escritores jovens mais importantes da América Latina pelo júri do Hay Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro.