🔓 Autores da Paraíba, Distrito Federal e São Paulo vencem Prêmio Máquina de Contos

Douglas Luiz de Oliveira Santos, Marianna Borges e Gedimar Pereira Barbosa terão seus contos publicados, além de receber R$ 2 mil cada
Os três vencedores da terceira edição do Prêmio Literário Máquina de Contos
01/06/2023

Os escritores Douglas Luiz de Oliveira Santos, da Paraíba, Marianna Borges, do Distrito Federal, e Gedimar Pereira Barbosa, de São Paulo, foram os vencedores da terceira edição do Prêmio Literário Máquina de Contos. Os três autores vão assinar contrato para a publicação de seus contos na plataforma digital Máquina de Contos e receberão R$ 2 mil cada.

Os contos vencedores também vão integrar uma coletânea com outros 10 contos que receberam menção honrosa. A premiação teve no total 1.091 autores inscritos, de todos os Estados do Brasil.

Desse total, o maior número de participantes foi em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Bahia e Pernambuco. Em termos regionais, quem liderou foi o Sudeste, seguido do Nordeste e do Sul.

A comissão julgadora foi formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor e crítico literário.

Os vencedores do segundo ano foram a paulista Ana Gabriella Machado Pereira da Silva, o cearense Moacir Marcos de Souza Filho e o amazonense Anderson Silva da Costa. Já a primeira edição premiou a mineira Lara Firmino Araújo e os gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão.

Máquina de Contos
A Máquina de Contos é um serviço que entrega, todo mês, um conto brasileiro e contemporâneo, em formato de e-book, aos clientes de banda larga como Alares, Sumicity, Cabo Telecom, Click, Conexão, Giga, Itanet, Ligue, Mob, Multiplay, Niu Fibra, Outcenter, Starweb, Univox, Viasat e Vip. O leitor pode fazer a leitura online ou por meio de download, e ter a posse definitiva do texto.

O catálogo de 2023 contará com nomes como Rafael Gallo, Paulo Scott, Eliana Alves Cruz, Natalia Borges Polesso e Tobias Carvalho. Entre os autores que já publicaram na Máquina de Contos, estão nomes consagrados da literatura contemporânea brasileira como Itamar Vieira Júnior, Jarid Arraes, Geovani Martins, Carlos Eduardo Pereira, Cristhiano Aguiar, Adriana Lisboa, Sérgio Rodrigues, Santiago Nazarian e Andréa del Fuego.

Vencedores
O incerto destino de Isaías Abreu, de Douglas Luiz de Oliveira Santos (Paraíba)
Memória viva, de Marianna Borges, (Distrito Federal)
Gal, de Gedimar Pereira Barbosa (São Paulo)

Menção honrosa
Cristal Baccarat, de Baktalaia de Lis Andrade Leal (Bahia)
Rememórias, de Jeane Imthon de Mello (Paraná)
Os suplícios da carne, de Giovanna de Oliveira Rubo Neves (São Paulo)
Checklist, de Waleks Rodrigues Santos (Tocantis)
Dolina de Nossa Senhora do Patrocinio, de Heitor Zem Lopes Ponce (São Paulo)
A vida das antigas pedras, de Fernanda Oliveira Santos (Ceará)
O espelho repete: você, de Raphael Luiz de Araújo (São Paulo)
Meu minino, de Liduina Maria das Chagas Landim (Rondônia)
Corpo estranho, de Maritsa Kantikas (Paraná)
A La Ursa quer dinheiro, de Priscilla Rodrigues Vituriano da Silva (São Paulo)

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho