(16/10/20)
A pequena outubrista, terceiro romance da sueca Linda Boström Knausgård, será publicado em outubro no Brasil. Com traços autobiográficos, o livro é narrado a partir da experiência da autora em uma clínica psiquiátrica.
Entre 2013 e 2017, Linda Boström foi internada coercitivamente numa enfermaria psiquiátrica, onde foi submetida a uma série de sessões de ECT (eletroconvulsoterapia), na qual descargas elétricas são utilizadas para desencadear algo parecido com uma convulsão epiléptica. Para além dessa experiência, a narrativa memorialística se estende para temas como infância, juventude, casamento, maternidade e divórcio. O sobrenome da escritora é familiar para o leitor brasileiro. Ela foi casada, até 2016, com Karl Ove Knausgård, autor da série de romances autobiográficos Minha luta, que faz bastante sucesso com o público brasileiro.
Linda Boström Knausgård estreou como poeta em 1998. Seus livros receberam diversos prêmios e foram traduzidos para 13 idiomas. Lançado em 2019, A pequena outubrista foi indicado ao prêmio de literatura da Rádio Nacional da Suécia (categoria romance) e já foi traduzido em oito idiomas.