🔓 “Autobiografia do vermelho”, de Anne Carson, recria mito grego

Livro da autora canadense combina gêneros literários ao imaginar Gerião, um monstro da mitologia, nos tempos atuais; a tradução é de Ismar Tirelli Neto
Anne Carson, autora de “Autobiografia do vermelho”
26/10/2021

No livro Autobiografia do vermelho, lançado pela Editora 34, Anne Carson utiliza diferentes gêneros literários ao imaginar Gerião, um monstro da mitologia grega, nos tempos atuais. A tradução é de Ismar Tirelli Neto e o texto de orelha é assinado pela poeta Marília Garcia, segunda convidada do Paiol Literário deste ano.

Nesse exercício de recriação, no qual as variadas formas narrativas da obra conversam com os impasses do personagem central, a autora canadense — notória estudiosa da mitologia grega — situa Gerião em algum momento do século 20, na figura de um rapaz sensível e reservado.

A partir dessa premissa, o monstro vermelho não irá mais confrontar Héracles (ou Hércules), mas ter com o herói uma relação amorosa. “A narrativa parte da infância de Gerião, com a mãe e o irmão, passa por experiências traumáticas, descobertas e a paixão infeliz por Héracles”, explica Marília no texto de orelha.

“Depois, o protagonista já adulto faz uma viagem solitária para a Argentina, onde acaba reencontrando Héracles, que tem um novo namorado”, continua, lembrando que “a autobiografia é contada a partir de fatos, mas também de imagens, flashes e fotografias vermelhas que o personagem revela”.

Anne Carson nasceu em Toronto, no Canadá, em 1950. Além de escrever ficção, dá aulas de grego antigo e já ganhou inúmeros prêmios importantes — as bolsas Guggenheim e MacArthur são dois deles. O método Albertine, um de seus livros, recebeu comentários negativos na edição de junho de 2017 do Rascunho.

Autobiografia do vermelho
Anne Carson
Trad.: Ismar Tirelli Neto
Editora 34
192 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho