🔓 Auto de Natal criado por Ronaldo Correia de Brito vira filme

Longa dirigido por Tuca Siqueira, “Baile do menino Deus” é baseado em espetáculo encenado há 17 anos na época de festas no Nordeste
Cena de “Baile do menino Deus”
18/12/2020

(18/12/20)

Com direção da cineasta pernambucana Tuca Siqueira e direção de fotografia de Pedro Sotero, estreia na próxima quarta-feira (23), às 20 horas, o filme inédito do espetáculo Baile do menino Deus. O longa conta de forma lúdica e divertida a história mais famosa do mundo — o nascimento de Jesus —, baseado no livro de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, publicado pela Companhia das Letrinhas.

A peça Baile do menino Deus é encenada há 17 anos na época de festas no Nordeste. Em Recife, é vista por pelo menos 60 mil pessoas a cada mês de dezembro. A apresentação, que este ano virou um filme por conta da pandemia, reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero da capital pernambucana, chegará às casas dos brasileiros, entre os dias 23 a 26 de dezembro, através de filme, exibido em redes sociais, plataformas digitais e pela televisão, já que o acesso aos cinemas continua limitado. O filme estará disponível no site, em formato com libras e audiodescrição, e no canal do YouTube.

Consagrado no Brasil por apresentar uma brincadeira de Natal que resgata o sotaque, a forma de fazer, de dançar e de cantar brasileiros, o Baile do menino Deus se orienta nas tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino, incorporadas às mais diversas culturas do Brasil. O espetáculo é produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, criado e dirigido por Ronaldo Correia de Brito.

A proposta do criador e diretor Ronaldo Correia de Brito foi a de encenar o Baile num palco de teatro, da mesma forma que ele é representado todos os anos na Praça do Marco Zero, incorporando a linguagem do cinema, mas sem perder nenhuma característica da encenação.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho