Artistas lançam a campanha #MoscasSobreBolsonaro

O colaborador do “Rascunho” Oliver Quinto e o cartunista Edson Aran convidam ilustradores para uma iniciativa virtual contra o presidente da República
Detalhe da ilustração de Oliver Quinto para a campanha #MoscasSobreBolsonaro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
16/09/2021

O colaborador do Rascunho Oliver Quinto e o jornalista e cartunista Edson Aran estão à frente da campanha virtual #MoscasSobreBolsonaro. A iniciativa, voltada para artistas profissionais e amadores, consiste em compartilhar — no Instagram, Twitter ou Facebook, sempre com a hashtag — ilustrações do presidente da República com uma mosca sobre seu rosto ou qualquer outra parte do desenho.

Idealizado por Quinto e escrito por Aran, o projeto já conta com a participação de Adão Iturrusgarai, da Folha de S.Paulo, e Amorim, que iniciou a carreira no Pasquim. Para fazer parte do grupo, é importante não se esquecer do inseto grudado na figura, já que “moscas só vão embora depois que se remove o lixo”, segundo manifesto dos envolvidos, e não deixar de convidar mais pessoas.

Detalhe da ilustração de Edson Aran

 

O detalhe principal das imagens remonta um período distante. “Acredite se quiser: nas pinturas medievais era comum que o artista desenhasse moscas sobre os seus retratados”, explica Aran. “Essa era maneira que o autor encontrava para associar a figura à ideia de decadência, decomposição, podridão, putrefação, corrupção, repulsa, asco e nojo.”

De acordo com Quinto, que entende a arte como uma manifestação essencialmente provocativa, o #MoscasSobreBolsonaro nasce da ideia de “unir as diversas vertentes de ilustradores do Brasil com o objetivo de incomodar o dito cujo na mesma proporção em que ele incomoda um país inteiro, com suas atitudes e decisões descabidas e suas declarações à beira de um ataque de nervos”.

Confira os desenhos de Quinto, Aran, Iturrusgarai e Amorim.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade