🔓 Artigos de Silvia Federici abordam marxismo e feminismo

No primeiro volume de “O patriarcado do salário”, a filósofa italiana revisita conceitos de Karl Marx e Friedrich Engels para propor novos debates
Silvia Federici, autora de “O patriarcado do salário”
12/03/2021

Está em pré-venda pela Boitempo o livro O patriarcado do salário, de Silvia Federici. Na obra, a filósofa italiana revisita conceitos de Karl Marx e Friedrich Engels e a crítica feminista ao marxismo para propor novos debates, trazendo à discussão perspectivas contemporâneas sobre gênero, ecologia e tecnologia, entre outros temas.

Em seus artigos, Silvia busca demonstrar como os trabalhos domésticos e de cuidados, exercidos sem remuneração pelas mulheres, acabaram tendo e ainda têm papel central na consolidação e sustentação do sistema capitalista.

“Depois que a esquerda aceitou o salário como a linha divisória entre trabalho e não trabalho, produção e parasitismo, uma enorme parcela do trabalho não assalariado que as mulheres realizam dentro de casa para o capital passou despercebida das análises e estratégias de esquerda”, anota em um dos textos.

Apesar de seguir essa linha de raciocínio, a autora não deixa de mencionar que é preciso ir além do marxismo e repensar perspectivas e ativismo no mundo de hoje — carente de novas práticas de cooperação social.

Escritora, professora e militante feminista, Silvia Frederici nasceu na Itália, em 1942, e está radicada nos Estados Unidos desde a década de 1960. Seu livro Mulheres e caça às bruxas (2019) também foi lançado pela Boitempo.

O PATRIARCADO DO SALÁRIO: NOTAS SOBRE MARX, GÊNERO E FEMINISMO — VOLUME 1
Silvia Federici
Trad.: Heci Regina Candiani
Boitempo
208 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho