Em seu terceiro livro, o jornalista e escritor Arthur Veríssimo reúne 32 crônicas e reportagens especiais que relatam experiências vividas em todos os continentes. Onde Road — Expedições e desventuras de um jornalista gonzo está disponível para venda aqui.
Entre gurus, charlatões, atletas, artistas, políticos e peregrinos, entre outros, o autor manteve seu radar conectado à história das civilizações e aos caminhos espirituais. A coletânea traz textos publicados em revistas, jornais e na internet ao longo de 35 anos de carreira de Verissimo.
Repórter, fotógrafo, pesquisador, palestrante e educador, Arthur Veríssimo descobriu a literatura ainda adolescente, quando duas obras do guru indiano Baghwan Shree Rajneesh despertaram seu interesse pela meditação e seu “oásis de vivências inesgotáveis”. Desde então, já viajou 27 vezes à Índia. No Brasil, em meio a incursões como DJ na noite paulistana e mergulhos na cultura hedonista, marcou época como repórter na revista Trip, com a qual colaborou por quase três décadas, descrevendo um mundo “inóspito e surreal”, antes mesmo da chegada da internet.
“Ele é o Rei Arthur. Ele é mítico no nome e superlativo no sobrenome. Ele é vero e é Verissimo, seguindo as velhas veredas das verdades imutáveis. Mas ele bem sabe que tudo muda e tudo passa — e por isso é um eterno passageiro, pronto para dar e tomar um passe (…) Ele já botou o pé na estrada da beatitude, atrás do sagrado e do profano, do cru e do cozido, do par e do ímpar, numa jornada épica”, escreve o jornalista e escritor Eduardo Bueno, o “Peninha”, no prefácio. A capa do livro traz ilustração de outro parceiro de longa data, o cartunista Adão Iturrusgarai.
A abordagem é a essência do chamado gonzo jornalismo, criado pelo jornalista norte-americano Hunter Thompson, nos anos 1960. O estilo valoriza não só o conteúdo da matéria, mas o tom confessional do repórter, bem como os bastidores e percalços que o cercam, contrapondo-se a uma abordagem meramente objetiva. Não por acaso, o sarcasmo e a ironia são elementos bastante presentes nas narrativas.