🔓 Após longo hiato, Cormac McCarthy publica dois romances em 2022

Dezesseis anos depois de “A estrada”, Knopf anuncia lançamento de inéditos do americano: “The passenger”, em outubro, e “Stella Maris”, em novembro
Cormac McCarthy, um dos principais escritores de língua inglesa
09/03/2022

O norte-americano Cormac McCarthy, de 88 anos, publica dois romances em 2022. A Knopf confirmou o lançamento de The passenger em outubro e Stella Maris, que traz a primeira protagonista mulher do autor, em novembro. No Brasil, a Alfaguara já anunciou as traduções para este ano.

No primeiro romance, The passenger, Bobby é um mergulhador de resgate em busca dos escombros de um jato na Costa do Golfo. Ambientada nos anos 1980, a narrativa acompanha o clima de tensão do protagonista à medida que ele se dá conta do sumiço de itens importantes.

Stella Maris, que se passa oito anos depois de The passenger, acompanha a irmã de Bobby, Alicia, uma prodígio da matemática que costuma assustar as pessoas e tem alucinações com personalidades próprias.

O lançamento duplo quebra um hiato de 16 anos de Cormac, que lançou A estrada e passou um bom tempo sem dar notícias. O livro venceu o Pulitzer e foi levado ao cinema por John Hillcoat, com Viggo Mortensen no papel principal.

De acordo com informações do The Guardian, a Knopf considerou publicar os dois novos livros em volume único — eles se passam, afinal, num mesmo universo. “Como podemos publicá-los de uma maneira que o leitor possa mergulhar em cada um dos livros, mas também permita-o experienciar a conexão entre eles?”, ponderou um dos editores, Reagan Arthur. A resposta veio por meio dos lançamentos quase consecutivo, com apenas um mês de diferença.

Vale notar como um dos romances reflete, segundo informações do The New York Times, a obsessão que Cormac vem nutrindo há anos por física teórica e matemática. Essa “pegada” parece destoar das famosas narrativas anteriores do autor, permeadas por tipos “durões” e psicopatas do Oeste americano — Meridiano de sangue, reeditado pela Alfaguara em 2020, e Onde os velhos não têm vez, levado ao cinema pelos irmãos Coen, são dois exemplos.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho