Prestes a completar 90 anos de vida e 50 de carreira literária, Lygia Bojunga tem seu trabalho e trajetória analisados em Para Lygia Bojunga, a mulher que mora nos livros, escrito por Ana Letícia Leal. O livro será lançado em 9 de agosto na Livraria Travessa, no Rio de Janeiro.
Autora de 23 livros, Lygia Bojunga é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do universo infantojuvenil em âmbito mundial. Ela foi a primeira autora fora do eixo Europa-Estados Unidos a ganhar o Hans Christian Andersen, considerada a mais alta honraria da literatura para crianças e jovens. Conquistou, também, o prêmio Astrid Lindgren 2004, criado pelo governo da Suécia para promover a literatura infantil.
Misturando gênero epistolar, ensaio biográfico, autoficção e reflexão acadêmica, Para Lygia Bojunga, a mulher que mora nos livros é resultado da pesquisa de doutorado de Ana Letícia. Por outro lado, a autora usa a trajetória de Lygia como fio para traçar uma reflexão sobre a própria construção do mercado de literatura infantojuvenil no Brasil.
A partir da leitura comentada de cada volume publicado por Bojunga, emergem temas do universo literário, como o fomento governamental, o aspecto gráfico das edições, a formação do leitor, a especificidade da leitura literária e a entrada do novo escritor no mercado editorial.
Doutora em Letras pela PUC-Rio, Ana Letícia Leal publicou os livros Meninas inventadas, Para crescer e Maria Flor. Em 2007, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. É mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e especialista em Docência na Educação Básica pelo Colégio Pedro II.