🔓 Antonio Candido terá obra reeditada a partir de 2023

Todavia vai publicar 17 livros do crítico literário, incluindo uma edição especial de “Formação da literatura brasileira”
O crítico Antonio Candido, cuja obra será reeditada a partir de 2023 (Foto: Renato Parada)
16/05/2022

A Todavia anunciou que passará a publicar a obra do professor e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). Serão 17 livros, entre eles uma edição especial da Formação da literatura brasileira, que começam a ser publicados no primeiro semestre de 2023.

Nos últimos anos, a obra de Candido vinha sendo publicada pela Ouro sobre Azul, em edições revistas pelo próprio autor até pouco antes de sua morte.

Segundo a Todavia, “o desafio será manter a qualidade impecável das edições atuais com novos projetos gráficos, ampliar a circulação dentro e fora do país e mostrar às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável e decisiva”.

Antonio Candido é considerado por muitos estudiosos o maior crítico literário brasileiro. Ele foi companheiro de geração de intelectuais como Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.

Intérprete do Brasil, Candido partilhava com Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda um pensamento social do país, aliando anseio por justiça social, densidade teórica e qualidade estética. Com eles também partilhava o gosto pela forma do ensaio.

Segundo Ana Luisa Escorel, filha de Antonio Candido e responsável pela publicação da obra do pai entre 2006 e 2022, a passagem para uma nova editora completa o movimento virtuoso iniciado na Ouro sobre Azul. “Agora, sob os cuidados da Todavia, um público mais amplo poderá entrar em contato com essa obra fundamental da cultura brasileira.”

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho