🔓 Antologia reúne grandes cronistas do jornal “O Globo”

"Um século em cem crônicas" traz textos de 32 autores fundamentais que marcaram a história do jornal e da literatura brasileira
Nelson Rodrigues Ă© um dos cronistas presentes na antologia
23/08/2025

Lançado pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, o livro Um século em cem crônicas reúne textos de 32 autores fundamentais que marcaram a história do jornal O Globo e da literatura brasileira. A coletânea celebra o centenário do periódico, fundado em 1925, e traz nomes como Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Guimarães Rosa, João Ubaldo Ribeiro, Danuza Leão, Jô Soares e Fernanda Young.

Organizada pela jornalista e editora Maria Amélia Mello e pela historiadora Cláudia Mesquita, a obra revisita um século de crônicas publicadas nas páginas do jornal, gênero que se tornou uma das marcas de O Globo. “Todas as crônicas pesquisadas para este livro nasceram no jornal”, lembra Mesquita. “A maioria dos autores não nasceu no Rio, mas foi a cidade, então capital do país, que atraiu esses escritores. Essa antologia só poderia nascer em O Globo — e também no Rio de Janeiro.”

Desde julho de 1925, quando a primeira edição chegou às bancas, a crônica se consolidou como um espaço íntimo e sensível para retratar hábitos, tensões e encantos da vida brasileira. “Ficou claro que O Globo é a casa do cronista brasileiro. As boas crônicas adormecem nos jornais e amanhecem nos livros”, afirma Maria Amélia Mello.

O livro também destaca a atuação pioneira das mulheres. “Me surpreendeu muito perceber a força delas desde Elsie Lessa, a primeira mulher a atuar como cronista no O Globo”, observa Mesquita.

Organizado em ordem cronológica, o volume percorre cem anos de história, preservando o olhar particular de cada autor. “Não tínhamos a pretensão de traçar uma história do século, mas ela acabou se encaixando naturalmente. A crônica é o rés do chão — ela conta o que está acontecendo no cotidiano”, diz Maria Amélia.

Do lirismo à crítica social, do humor à melancolia, a antologia ilumina a diversidade desse gênero literário tipicamente brasileiro. “Esperamos que o leitor se emocione, se divirta, ria e aprenda — foi essa a experiência que tivemos ao pesquisar”, conclui Cláudia.

Cronistas presentes na antologia
Henrique Pongetti, Antônio Callado, Mário Filho, Orígenes Lessa, Eloy Pontes, Thiago de Mello, Antônio Maria, Elsie Lessa, Rubem Braga, Augusto Frederico Schmidt, João Guimarães Rosa, Jota Efegê, Marisa Raja Gabaglia, Sérgio Cabral, Chico Anísio, Jô Soares, Gustavo Corção, Artur da Távola, Maria Julieta Drummond, João Ubaldo Ribeiro, Otto Lara Resende, Mauro Rasi, Arnaldo Jabor, Artur Xexéo, Danuza Leão, Fernanda Young, Cacá Diegues, Aldir Blanc, Fernando Sabino, João Saldanha, José Lins do Rego e Nelson Rodrigues.

Um século em cem crônicas
Org.: Maria Amélia Mello e Cláudia Mesquita
Biblioteca Azul
456 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho