Lançado pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, o livro Um século em cem crônicas reúne textos de 32 autores fundamentais que marcaram a história do jornal O Globo e da literatura brasileira. A coletânea celebra o centenário do periódico, fundado em 1925, e traz nomes como Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Guimarães Rosa, João Ubaldo Ribeiro, Danuza Leão, Jô Soares e Fernanda Young.
Organizada pela jornalista e editora Maria AmĂ©lia Mello e pela historiadora Cláudia Mesquita, a obra revisita um sĂ©culo de crĂ´nicas publicadas nas páginas do jornal, gĂŞnero que se tornou uma das marcas de O Globo. “Todas as crĂ´nicas pesquisadas para este livro nasceram no jornal”, lembra Mesquita. “A maioria dos autores nĂŁo nasceu no Rio, mas foi a cidade, entĂŁo capital do paĂs, que atraiu esses escritores. Essa antologia sĂł poderia nascer em O Globo — e tambĂ©m no Rio de Janeiro.”
Desde julho de 1925, quando a primeira edição chegou Ă s bancas, a crĂ´nica se consolidou como um espaço Ăntimo e sensĂvel para retratar hábitos, tensões e encantos da vida brasileira. “Ficou claro que O Globo Ă© a casa do cronista brasileiro. As boas crĂ´nicas adormecem nos jornais e amanhecem nos livros”, afirma Maria AmĂ©lia Mello.
O livro também destaca a atuação pioneira das mulheres. “Me surpreendeu muito perceber a força delas desde Elsie Lessa, a primeira mulher a atuar como cronista no O Globo”, observa Mesquita.
Organizado em ordem cronolĂłgica, o volume percorre cem anos de histĂłria, preservando o olhar particular de cada autor. “NĂŁo tĂnhamos a pretensĂŁo de traçar uma histĂłria do sĂ©culo, mas ela acabou se encaixando naturalmente. A crĂ´nica Ă© o rĂ©s do chĂŁo — ela conta o que está acontecendo no cotidiano”, diz Maria AmĂ©lia.
Do lirismo Ă crĂtica social, do humor Ă melancolia, a antologia ilumina a diversidade desse gĂŞnero literário tipicamente brasileiro. “Esperamos que o leitor se emocione, se divirta, ria e aprenda — foi essa a experiĂŞncia que tivemos ao pesquisar”, conclui Cláudia.
Cronistas presentes na antologia
Henrique Pongetti, AntĂ´nio Callado, Mário Filho, OrĂgenes Lessa, Eloy Pontes, Thiago de Mello, AntĂ´nio Maria, Elsie Lessa, Rubem Braga, Augusto Frederico Schmidt, JoĂŁo GuimarĂŁes Rosa, Jota EfegĂŞ, Marisa Raja Gabaglia, SĂ©rgio Cabral, Chico AnĂsio, JĂ´ Soares, Gustavo Corção, Artur da Távola, Maria Julieta Drummond, JoĂŁo Ubaldo Ribeiro, Otto Lara Resende, Mauro Rasi, Arnaldo Jabor, Artur XexĂ©o, Danuza LeĂŁo, Fernanda Young, Cacá Diegues, Aldir Blanc, Fernando Sabino, JoĂŁo Saldanha, JosĂ© Lins do Rego e Nelson Rodrigues.