🔓 Antologia resgata poemas da chilena Gabriela Mistral

“A mulher forte e outros poemas” apresenta mais de 80 textos da vencedora do Nobel de Literatura, publicados originalmente em cinco livros
Gabriel Mistral, autora de “A mulher forte e outros poemas”
12/05/2021

A coletânea A mulher forte e outros poemas apresenta pela primeira vez ao leitor brasileiro alguns  poemas da autora chilena Gabriela Mistral. Publicada pela Pinard e viabilizada por meio de um  financiamento coletivo, a obra traz mais de 80 textos de Mistral, publicados originalmente em cinco livros da escritora. Há também na edição um livreto de prosa, inédito em português, com textos sobre o ato de escrever e ensaios feministas.

Gabriela Mistral foi a primeira escritora da América Latina a ganhar o Nobel de Literatura, em 1945. Ainda assim, traduções de sua obra são raras no Brasil e desde a década de 1970 não havia uma antologia poética da autora em português.

A edição conta com tradução de Davis Diniz, mestre e doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, atualmente, pós-doutorando pelo departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

Especialista na relação entre as literaturas argentina e brasileira, foi responsável pelas traduções mais recentes em língua portuguesa de Roberto Arlt e Alejandra Pizarnik, ambas lançadas pela Relicário Edições.

Já o design da edição e da coleção é de Flávia Castanheira, reconhecida por inúmeros projetos editoriais, como Os sertões (Ubu), a Caixa Górki (Cosac Naify), Esopo (Cosac Naify), A invenção de Orfeu (Cosac Naify), Bambi (Cosac Naify), entre muitos outros trabalhos.

A mulher forte e outros poemas
Gabriela Mistral
Trad.: Davis Diniz
Pinard
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho