🔓 Angolano Ondjaki ganha Prêmio José Saramago

05/11/2013
Ondjaki. Foto: Divulgação
O escritor angolano Ondjaki, vencedor do Prêmio José Saramago 2013

Com o romance Os transparentes, recém-publicado no Brasil pela Companhia das Letras, o escritor angolano Ondjaki é o vencedor do Prêmio José Saramago 2013. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5), em Lisboa.

Nascido em Luanda, em 1977, Ondjaki tem obras traduzidas para várias línguas, como francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e polonês. No Brasil, tem publicados os infantis Ynari – A menina das cinco tranças (2010) e O voo do golfinho (2012) pela Companhia das Letrinhas; os romances AvóDezanove e o segredo do soviético (Companhia das Letras; Prêmio FNLIJ 2009 e Prêmio Jabuti de 2010 categoria Juvenil) e Quantas madrugadas tem a noite (Leya, 2010); e os contos de Os da minha rua (Língua Geral, 2007) e E se amanhã o medo (Língua Geral, 2010). Em Os transparentes, o poeta e escritor traça um panorama de seu país.

O Prêmio José Saramago, no valor de 25 mil euros, é atribuído de dois em dois anos, contemplando obras de ficção escritas em língua portuguesa por autores com até 35 anos à data da publicação. Nesta edição, seu júri foi presidido pela diretora editorial do Círculo de Leitores (fundação que coordena o prêmio), Guilhermina Gomes, e composto pela escritora Nélida Piñon; pela poeta Ana Paula Tavares; pela presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río; e pelo poeta e escritor Vasco Graça Moura. Em 2011, o prêmio foi concedido à brasileira Andréa del Fuego, por Os Malaquias.

Rascunho