🔓 Ana Luisa Escorel analisa a tragédia brasileira em novo romance

“O Fastio do diabo” mescla sátira política, fábula diabólica e realismo histórico ao perpassar 522 anos da história do Brasil
Ana Luisa Escorel, autora de “O fastio do Diabo” (foto de Monica Ramalho)
23/09/2022

Em O fastio do Diabo, novo romance de Ana Luisa Escorel, a escritora cria uma sátira sociopolítica do Brasil, unindo passado e presente. Ela perpassa 522 anos da história brasileira em seu terceiro romance.

Dividido em três partes — “O fastio do Diabo”, “Culpa e castigo” e “Dando conta do recado” —, Ana Luisa imagina uma reunião de membros da alta cúpula do Reino Maldito, com a presença do senhor inconteste daqueles baixios, tendo por objetivo levantar o astral do anjo caído ao revelar a ele o sucesso de sua doutrina e de suas práticas, num canto muito particular de mundo.

Cabe a um Enviado, que tem como tarefa provocar e alimentar continuamente a tragédia nessa região, fazer ao Diabo o relato de suas atividades por cerca de quinhentos anos.

A segunda parte do romance traz uma espécie de fantasia delirante e não obedece a nenhum esquema lógico. Na terceira, a narrativa histórica incorpora o devaneio criativo da autora e o Enviado se gaba de conquistas recentes nessa esquina esquecida do planeta, onde forças progressistas ousaram subverter a ordem estabelecida pelas camadas dominantes.

Primeira mulher a vencer o Prêmio São Paulo de Literatura de 2014 com o romance Anel de vidro , Ana Luisa Escorel publica sua terceira obra de ficção longa. Ela nasceu em 1944, em São Paulo, onde passou a infância e a adolescência. É autora dos livros De tudo um pouco, Dona Josefa e  A formação de Antonio Candido.

O fastio do Diabo
Ana Luisa Escorel
Ouro sobre Azul
192 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho