🔓 Ana Elisa Ribeiro “descomplica” língua portuguesa em reunião de crônicas

Em “Nossa língua & outras encrencas: crônicas”, autora mineira trata da língua por meio da chave da diversidade, atualizando conceitos 
Ana Elisa Ribeiro, autora do livro de crĂ´nicas “Nossa lĂ­ngua & outras encrencas: crĂ´nicas”
17/05/2023

Professora da rede federal de ensino — do ensino médio ao doutorado — e cronista de longa data, a mineira Ana Elisa Ribeiro juntou essas experiências em seu mais recente livro: Nossa língua & outras encrencas: crônicas.   

Ou seja, são crônicas sobre as línguas portuguesas e “as dobras linguísticas que envolvem nosso cotidiano”. Mas, diferentemente da sisudez das gramáticas, a autora passa longe das regras de gramática normativa ou patrulhamentos paralinguísticos.

As questões abordadas nos textos vão desde “Esta palavra não existe”, passando por “Como você corrige os outros?”, “Depende de como você usa a língua”, até “Apaixonados por regência”. No trajeto, as crônicas vão desfazendo ideias fixas e insuflando liberdade.

O que a autora mineira faz é tratar da língua por meio da chave da diversidade, da atualidade, da vividez e da graça; com humor, mas também com delicadeza, sem deixar de lado seu conhecimento como linguista, profissão que exerce no trabalho de pesquisadora e professora.

Autora de livros de poesia, conto, crônica, infantis e juvenis, Ana Elisa Ribeiro é também cronista do Rascunho. Parte de sua produção circula por meio de clubes de leitura e do PNLD. Por sua obra juvenil, ganhou o Prêmio Jabuti em 2022.

Nossa lĂ­ngua & outras encrencas: crĂ´nicas
Ana Elisa Ribeiro
Parábola Editorial
240 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho