Ganhadora do Prêmio Pulitzer e do American Book Awards por A cor púrpura, Alice Walker retorna à personagem que representava o ficcional povo Olinka em eu romance de maior sucesso.
O segredo da alegria traz a história de Tashi. Criada nas profundezas da África e posteriormente levada para os Estados Unidos, ela tem uma trajetória dolorosa, marcada pela mutilação genital e pela morte da irmã mais velha.
O livro reflete sobre o doloroso processo físico e psíquico que vai envolver todos aqueles tocados pela trajetória da personagem. Tashi surgiu em A cor púrpura, assim como Olivia e Adam, que retornam neste romance inédito no Brasil.
Até mesmo o célebre psicanalista Carl G. Jung surge como personagem, ajudando a entender as marcas dessa opressão nas mulheres. Composto por várias vozes, o livro reforça a característica da autora em narrar histórias de violência e bravura de maneira fascinante.
A norte-americana Alice Walker é celebrada como escritora, poeta e ativista. Sua produção literária inclui romances, coletâneas de contos, livros infantis, ensaios e poemas. Em 1983, venceu o Prêmio Pulitzer de ficção e o American Book Award com A cor púrpura.