No romance Além do oceano, a norueguesa Maja Lunde imagina um futuro no qual a água potável se tornou artigo de luxo. É a segunda obra da autora traduzida pela Morro Branco no Brasil.
A narrativa começa na Noruega, em 2017, quando uma experiente ativista ambiental tenta chegar à costa francesa com um veleiro carregado com algo que pode mudar o futuro da humanidade. Mais de duas décadas depois, em 2041, a França sofre as consequências da falta de água potável para todos. Em meio ao desespero, um pai e sua filha descobrem uma antiga embarcação — que pode mudar o destino do mundo.
“A obra apresenta uma lucidez arrepiante ao discutir sobre o frágil sistema ecológico do nosso planeta e a luta para salvar os nossos recursos naturais mais básicos”, anotou o New York Journal of Books sobre o livro.
Maja Lunde nasceu em Oslo, na Noruega, em 1975. Tudo que deixamos para trás, primeiro livro da autora traduzido para o português, traz uma temática semelhante: a extinção das abelhas, que é — ao lado da falta de água potável — uma das grandes preocupações em relação ao futuro da humanidade.