A União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou nesta segunda-feira (21) o resultado do 62º Troféu Juca Pato. O escritor Ailton Krenak, autor de Ideias para adiar o fim do mundo (2019), é o vencedor do prêmio. Neste ano, pela primeira vez, as indicações tiveram a participação do público, que votou pela internet nos 54 nomes que concorreram ao troféu. A entrega do prêmio será realizada em dezembro.
Além de Krenak, concorriam escritores como Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Laurentino Gomes e Maria Valéria Rezende. O prêmio é um reconhecimento ao “Intelectual do Ano”, conferido à personalidade que tenha se “destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do país, na defesa dos valores democráticos e republicanos”, segundo a UBE.
Ailton Krenak nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.