O poeta Ademir Assunção está lançando seu sétimo livro de poemas, chamado Risca faca, pelo selo Demônio Negro. A live de lançamento será na terça-feira (22), pelo canal do autor no Youtube, com participação dos poetas Claudia Roquette-Pinto, Maria Esther Maciel e Rodrigo Garcia Lopes.
Vencedor do prĂŞmio Jabuti com A voz do ventrĂloquo (2012), Assunção aprofunda suas reflexões sobre a vida e a morte, as absurdas desigualdades da sociedade brasileira e o prĂłprio fazer poĂ©tico, com sua linguagem marcada pela musicalidade e imagens fortes.
Para o poeta Geraldo Carneiro, que assina texto da quarta-capa, “Ademir olha para o mundo como se estivesse num bar, ao lado de Mallarmé e Bukowski. Suas aliterações não pretendem somente criar um simulacro sublime do que vê, mas cravar-se como um punhal no coração da vida”.
Já a poeta Claudia Roquette-Pinto destaca no prefácio do livro: “Risca faca é a afirmação inegável de uma poesia que, a despeito de todo o terror ao redor, segue afiada, ligada e com o dedo no pulso da vida – ou no gatilho”.
Paralelamente ao lançamento do novo livro, Assunção vem se dedicando a uma sĂ©rie de “poemas animados”, que publica com regularidade em seus perfis no Instagran, no Facebook e em revistas virtuais como Mallarmargens, RuĂdo Manifesto e Germina.
Ademir Assunção publicou livros de poesia, contos, romance e jornalismo, entre eles A voz do ventrĂloquo, Pig Brother (finalista do PrĂŞmio Jabuti 2016), NinguĂ©m na praia Brava, Adorável criatura Frankenstein, Zona Branca e FarĂłis no caos. Tem poemas e contos traduzidos para o inglĂŞs, espanhol e alemĂŁo, publicados nos EUA, Argentina, MĂ©xico, Peru e Alemanha.