🔓 ABL promove ciclo de conferências em maio

Primeira palestra acontece nesta quinta (5), com o antropólogo Mércio Gomes; os ficcionistas Paulo Scott e Sérgio Rodrigues também estão na programação
O antropólogo Mércio Gomes, que ministra palestra nesta quinta na ABL
05/05/2022

Em maio a Academia Brasileira de Letras (ABL) promove o 2º Ciclo de Conferências do ano. Com coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, o ciclo “Pensar o Brasil hoje: sínteses e confluências” terá, no total, três palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras, às 17h30, no Teatro Raimundo Magalhães.

A palestra que abre programação, “Na moral, e um tanto pela ética, é que o Brasil vai”, ministrada pelo antropólogo Mércio Gomes, acontece nesta quinta-feira (5).

No dia 12, a ficção brasileira contemporânea será o tema da conferência comandada pelo gaúcho Paulo Scott. Encerrando o ciclo, no dia 19, o romancista e colunista da Folha de S. Paulo Sérgio Rodrigues ministra a palestra “Em busca da língua brasileira”.

“Ao reabrirmos agora nossos trabalhos, e logo em seguida à celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, retomamos a conversa interrompida. O tema continua mais atual do que nunca, num país em que é cada vez mais presente o debate identitário e mais consciente do reconhecimento das tantas ancestralidades que nos formam”, diz a acadêmica Ana Maria Machado.

Inscrições
O espaço possui capacidade de 288 pessoas e está sujeito à lotação. A comprovação da carteira de vacinação contra a Covid-19 é obrigatória. Para se inscrever, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente.

A inscrição garante a vaga para a palestra correspondente ao link e não a todas as conferências que compõem a programação. Também será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho