🔓 Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021, será publicado no Brasil

Companhia das Letras anunciou o lançamento de quatro títulos do autor africano; o primeiro deles, “Afterlives”, sai no primeiro semestre de 2022
Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021
14/10/2021

A Companhia das Letras anunciou a publicação de quatro livros do africano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021. O primeiro deles, Afterlives, sai no primeiro semestre do ano que vem. Paradise, By the sea e Desertion são os outros títulos, ainda sem versões em português.

Em Afterlives, protagonizado pelo personagem Ilyas, o autor radicado no Reino Unido narra as consequências da Rebelião Maji Maji, na qual grupos armados se uniram contra o domínio colonial alemão na região da África Oriental.

A guerra e os refugiados estão no centro do trabalho de Gurnah. O comunicado da Academia Sueca, que concedeu o Nobel ao escritor, informou que a escolha se deu por conta de sua obra “de penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

Nascido em 1948, na ilha de Zanzibar, Gurnah começou a se dedicar às letras aos 21 anos. Radicado no Reino Unido, escolheu o inglês como seu idioma de escrita e lançou dez livros. A poesia persa, textos árabes e Shakespeare são algumas de suas influências.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho