A Companhia das Letras anunciou a publicação de quatro livros do africano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021. O primeiro deles, Afterlives, sai no primeiro semestre do ano que vem. Paradise, By the sea e Desertion são os outros títulos, ainda sem versões em português.
Em Afterlives, protagonizado pelo personagem Ilyas, o autor radicado no Reino Unido narra as consequências da Rebelião Maji Maji, na qual grupos armados se uniram contra o domínio colonial alemão na região da África Oriental.
A guerra e os refugiados estão no centro do trabalho de Gurnah. O comunicado da Academia Sueca, que concedeu o Nobel ao escritor, informou que a escolha se deu por conta de sua obra “de penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.
Nascido em 1948, na ilha de Zanzibar, Gurnah começou a se dedicar às letras aos 21 anos. Radicado no Reino Unido, escolheu o inglês como seu idioma de escrita e lançou dez livros. A poesia persa, textos árabes e Shakespeare são algumas de suas influências.