🔓 “A hora da estrela” ganha versão em HQ

Clássico de Clarice Lispector ganha novos contornos, com roteiro de Leticia Wierzchowski e arte de Line Lemos
A arte da HQ Ă© de Line Lemos
22/08/2025

Tachada como uma autora “difícil” e “hermética”, Clarice Lispector também conviveu com a fama de criar histórias praticamente “inadaptáveis” para outras linguagens artísticas. Parte dessa reputação se deve ao fato de que, em sua escrita, o tempo é psicológico, guiado pelas emoções e pelo fluxo de consciência dos personagens, em vez de seguir a progressão linear dos acontecimentos. Décadas após sua morte, frases pinçadas de seus livros viralizam nas redes sociais e sua obra inspira estrelas internacionais, como Cate Blanchett e as cantoras Lorde e Olivia Rodrigo.

Publicado em 1977, poucos meses antes da morte da autora, A hora da estrela vive um excelente momento editorial. A trama protagonizada por Macabéa, já consagrada como o maior best-seller de Clarice, voltou à lista dos mais vendidos em outubro de 2024 e permanece entre os títulos mais procurados. Publicado em 32 idiomas e indelével no cânone da literatura brasileira, o romance ganha agora sua primeira adaptação para os quadrinhos, lançada pela Rocco — que detém, desde 1997, os direitos de publicação da obra da escritora no Brasil.

Em A hora da estrela: graphic novel, a história de Macabéa ganha novos contornos, com roteiro de Leticia Wierzchowski e arte de Line Lemos. Impressa em duas cores (preto e ocre), a HQ evita o realismo que poderia soar estranho ao universo clariceano. Em alguns trechos, os traços buscam inspiração na xilogravura, recurso associado à literatura de cordel. O resultado é uma releitura fiel e, ao mesmo tempo, transformadora — múltipla, como a própria Clarice.

Sobre as autoras
Clarice Lispector nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Escritora, tradutora e jornalista, construiu uma obra vasta e potente, que provoca reflexões sobre todas as facetas da vida. Publicou mais de trinta títulos, entre eles livros infantis e juvenis. Viveu em Maceió, Rio de Janeiro, Washington (EUA), Nápoles (Itália) e Berna (Suíça). Considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira, faleceu em 1977, ano de publicação de A hora da estrela.

Leticia Wierzchowski é escritora e roteirista, autora de mais de trinta livros de ficção adulta e infantil publicados no Brasil e em países como Espanha, Argentina, França, Alemanha, Itália, Grécia e Portugal. Seu romance A casa das sete mulheres foi adaptado pela Rede Globo em 2003. Em 2023, a obra também ganhou versão em HQ, adaptada pela própria autora.

Line Lemos é artista visual e educadora de Belo Horizonte. Sua produção abrange quadrinhos, zines, xilogravura, pintura e intervenção urbana. Mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG, é autora das HQs FOGO FATO, Fessora! e Artistas brasileiras, esta última vencedora do Troféu HQ Mix em 2019.

A hora da estrela: Graphic novel
Clarice Lispector
Roteiro:LetĂ­cia Wierzchowski
Arte: Line Lemos
Rocco
112 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho