🔓 Vera Lúcia de Oliveira

Ensaio fotográfico de Vera Lúcia de Oliveira
Foto: Ozias Filho
01/03/2023

Esses dias partidos, roubados inesperadamente à esperança, dias de portas e janelas fechadas, e castelos, e fortalezas, e medos do outro, dias de silêncios e sem amanhãs. Esses dias partidos, dias de pessoas virtuais e dores, e perdas bem reais, os dias da solidão, os dias do vírus. Esses dias partidos, contam-se nas páginas do livro homônimo, nas palavras, e no dizer da poeta Vera Lúcia de Oliveira.

A obra que reúne uma antologia poética (2004 -2016), traz um inédito, O tempo denso, que canta os versos, dos dias de profunda tristeza, no convívio com a covid-19, sempre presente, ao abrir dos olhos, a cada manhã sem horizontes por terras italianas, e que ceifou muitos milhões de vidas, por todos os cantos por onde passou.
Este tempo, que ainda vai ecoar em muitos cotidianos, é o da observação, é o da construção da linguagem, e da tradução do silêncio que estava fora e dentro de portas. O silêncio dos carros, o silêncio da cidade, o silêncio das pessoas recolhidas em suas casas, o silêncio do vírus invisível aos olhos, e presente no medo de todos, o silêncio vertido em poesia.

A observadora, que usa o código da poesia para nos devolver a memória desses dias, se recolheu para ouvir as muitas vozes que, sem palavras, clamavam a sua dor. Eram as vozes dos doentes nos hospitais, eram as vozes daqueles que não conseguiram se despedir, eram as vozes de outros que não puderam ser visitados, eram as vozes dos profissionais de saúde, e da sua exaustão ao limite das capacidades físicas e mentais, eram as vozes de pessoas que morriam lúcidas e sós. No seu íntimo, era também a voz da poeta que pronunciava o mantra: eu vou acompanhar você… eu não vou largar a sua mão.

Do lado de fora, não obstante o silêncio de cortar corações, o tempo corria em movimento, e a natureza retomava, aos poucos, o seu espaço natural, e se apropriava do que sempre fora a sua pertença; enquanto as casas, as ruas, o trânsito, as rotinas decidiam nos abandonar. Casas como arcas de Noé, em movimento, à espera de que o dilúvio do vírus interrompesse a sua cadência.

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

Foto: Ozias Filho

 

Vera Lúcia de Oliveira
É escritora e professora associada de Literatura portuguesa e brasileira na Università degli Studi di Perugia (Itália). Tem diversos livros de poesia e ensaios; participou de antologias poéticas em vários países, tendo recebido muitos prêmios. Entre os ensaios: Poesia, mito e história no modernismo brasileiro (Unesp, 2015); Um avesso de país: representações da narrativa brasileira contemporânea (Pontes, 2020). Entre os livros de poesia: Geografie d’ombra (Fonema, 1989); O músculo amargo do mundo (Escrituras, 2014); Minha língua roça o mundo (Patuá, 2018); Ero in un caldo paese (Fara, 2019), Esses dias partidos (Patuá, 2022).
Ozias Filho

Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1962. É poeta, fotógrafo, jornalista e editor. Autor de Poemas do dilúvio, Páginas despidas, O relógio avariado de Deus, Insulares, Os cavalos adoram maçãs e Insanos, estes dois últimos, em 2023). Como fotógrafo tem vários livros publicados e integrou a iniciativa Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017. Publicou em 2022 o seu primeiro livro infantil, Confinados (com ilustrações de Nuno Azevedo). Vive em Portugal desde 1991.

Rascunho