Edyr Augusto nasceu em Belém (PA), em 1954. Jornalista, escritor e radialista, estreou na literatura com a publicação de Os éguas, em 1998. Ainda na narrativa de fôlego, lançou Belhell (2020), Pssica (2015), Selva concreta (2014), Casa de caba (2004) e Moscow (2001). Transitou pelo conto com Um sol para cada um (2008). Sua prosa está traduzida na França, onde ganhou o Prêmio Caméléon, oferecido pela Universidade de Lyon, e Inglaterra. Vive na capital do Pará.
O projeto, que promove conversas com autores brasileiros, é realizado pelo Rascunho desde 2006, e já entrevistou 75 escritores. Entre o seleto grupo de escritores convidados, figuram nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Ruy Castro, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Marina Colasanti. No site exclusivo do projeto, é possível ler todas as entrevistas feitas nas temporadas anteriores do Paiol Literário.
Nesta edição, em formato totalmente online, o Paiol Literário conta com o patrocínio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já participaram do Paiol Literário deste ano os escritores Julián Fuks, Marília Garcia, Paulo Scott e Veronica Stigger. Os vídeos estão disponíveis no canal do projeto no Youtube e as entrevistas transcritas podem ser lidas no site do Paiol e do Rascunho. A programação desta temporada conta, ainda, com Patrícia Melo (4/novembro, excepcionalmente às 15h30) e Cida Pedrosa (7/dezembro).