Conversa com Prisca Agustoni
1.
Carola: A gente se conheceu num evento em Juiz de Fora, na época eu tinha acabado de lançar Flores azuis, acho. Conversamos e fiquei com muita vontade de te ler. Desde então acompanho com entusiasmo teu trabalho, mas é mais que isso, sinto que às vezes, nas entrelinhas, caminho ao teu lado, ao lado das tuas palavras. E me emociono.
Prisca: Sim, Carola, me lembro bem. Foi muito emocionante te conhecer naquele dia. Lembro de ter voltado para casa aquela tarde com a convicção de querer mergulhar de cabeça na escrita em lĂngua portuguesa (escrevo em outras 2 lĂnguas e isso, apesar de ser muito rico, traz tambĂ©m alguns conflitos e negociações, principalmente no que diz respeito ao tempo que cada uma das lĂnguas me exige, e ao espaço mental que cada uma ocupa). Foi uma linda tarde de sol, a casa estava iluminada. Lembro de ter pensado exatamente isso: Prisca, tem que se priorizar, tem que abrir janelas imensas de tempo na sua vida para escrever. Ponto final. Esse encontro contigo me deu mais força, inclusive porque naquela altura vivia dividida entre poesia, prosa, escrita acadĂŞmica, famĂlia (já tinha os dois filhos, um bem pequeno). Acho que hoje consegui resolver melhor as várias pontas da minha trajetĂłria, assentei melhor em algumas delas, os filhos cresceram um pouco, aprendi a resolver de forma mais prática o que Ă© urgente e irrefutável, e a recusar o que nĂŁo Ă© essencial para a escrita. Acho que aprendi a me priorizar, e isso nĂŁo Ă© pouca coisa para uma mulher que tem filhos e emprego e quer acima de tudo se dedicar Ă escrita. Sua escrita me move para uma profunda identificação. Acho que tem a ver com o fato de partilharmos experiĂŞncias de migração dentro das lĂnguas e das culturas, e isso acaba forjando uma visĂŁo do mundo mais estilhaçada, mais complexa, talvez, mais opaca, menos uniforme. NĂŁo sei, mas sinto essa conexĂŁo com seu trabalho, que Ă© fonte de inspiração e de força. NĂŁo sei se cheguei a te dizer isso alguma vez, mas Ă© bom que possa fazĂŞ-lo agora…
Carola: Que alegria saber disso, fico muito feliz. Eu sinto esses encontros como uma força coletiva, ou mais especificamente, uma energia que flui em todas as direções e, na possibilidade do diálogo, a gente vai pensando aquilo que ainda não pensou ou ressignificando ideias anteriores. Acredito muito na potência desse pensar junto, ainda mais no caso das escritoras, nós que viemos de uma tradição tão masculina, em que o pensar com o outro ou a partir do outro era quase sempre em relação ao homem. Para mim, dialogar com outras mulheres tem sido um dos aspectos mais enriquecedores da minha experiência literária. E inclusive trazer para essa conversa assuntos que antes eram considerados “pequenos demais” para fazer parte do mundo literário, como por exemplo, como conciliar filhos, casa, emprego e literatura.
2.
Carola: Sempre achei que quando tivesse filhos eu falaria com eles em portuguĂŞs, mas aĂ, quando a minha filha nasceu, veio a surpresa, era totalmente impossĂvel falar com ela em outra lĂngua que nĂŁo fosse o espanhol, o espanhol que eu ouvi criança, o espanhol que a minha avĂł falava comigo, o espanhol das canções que minha avĂł cantava para mim. Naquele momento me dei conta que aquilo, aquele ritmo, aquelas palavras estavam gravadas em mim, eram parte do meu corpo, da histĂłria do meu corpo. E isso, o mais curioso, Ă© algo completamente separado do fato de eu escrever literatura em portuguĂŞs e isso (o portuguĂŞs) ser o lugar onde eu me sinto em casa. Como se cada idioma estivesse num compartimento diferente. Com meus irmĂŁos falamos num espanhol carioca, ou seja, um espanhol permeado de gĂrias em portuguĂŞs. Agora que estou na Alemanha e um dos meus irmĂŁos tambĂ©m mora aqui, falamos um espanhol carioca germânico, nĂŁo sei onde isso vai parar (risos). Ah, quando eu falo com bichos e plantas, falo em espanhol (sem gĂrias). Me lembrei agora, eu tinha um cachorro quando morava no Rio, e sempre que saia para passear com ele falava em espanhol, as pessoas achavam engraçado, eu tambĂ©m, me sentia meio ridĂcula, mas nĂŁo conseguia fazer de outra forma.
Prisca: Sim… viver entre as lĂnguas gera essa mistura muito engraçada. Mas acho que Ă© bem isso: a lĂngua Ă© corpo, Ă© a pele do pensamento, Ă© a maneira como recebemos e trocamos a percepção interior e exterior do mundo, e tambĂ©m como a gente filtra essas percepções atravĂ©s do pensamento. Determinada forma de organizar e estruturar pensamento & sentimento. Percebo esse funcionamento como uma via de mĂŁo dupla: a lĂngua acaba trabalhando, em nĂłs, uma sensibilidade, uma atitude sensĂvel perante o mundo. E cada lĂngua que nos habita e atravĂ©s da qual nos expressamos, Ă© uma ampliação desse canal sensĂvel, um canal a mais para conhecer o mundo e si mesmo. No meu caso, ocorre essa mistura sempre, porĂ©m como minha primeira lĂngua do afeto e das relações com a famĂlia, na verdade, Ă© um dialeto — que nĂŁo sei escrever —, acredito que isso influenciou muito minha relação fluida com as lĂnguas. Porque o italiano (oficialmente minha “lĂngua materna”), acaba que nĂŁo Ă© a lĂngua de berço. Essa primeira abordagem com a lĂngua do afeto mais Ăntimo (nunca falo italiano com a famĂlia na SuĂça) afetou meu instinto antropofágico com as lĂnguas e minha capacidade de aquisição delas. Quando vivi em Genebra, falava francĂŞs como se tivesse nascido ali, e hoje escrevo poesia e narrativa em francĂŞs. Fui para Genebra para cursar a Faculdade de Letras e Filosofia, estudei lĂngua e literaturas hispânicas, vivia praticamente 24h por dia em contato com amigos que falavam espanhol… Tinha 20 e poucos anos e já transitava entre o dialeto, o italiano da formação escolar, o francĂŞs (primeira lĂngua estrangeira e primeira paixĂŁo, que aprendi com 8 anos), o espanhol, o alemĂŁo e o inglĂŞs na convivĂŞncia entre amigos e afetos. O portuguĂŞs foi essa margem que entrou a partir dos 25 anos e que nunca mais saiu. E que mudou minha rota, uma espĂ©cie de equinĂłcio, uma deriva inesperada na minha trajetĂłria, inclusive literária. Ao me mudar para o Brasil, em 2002, as lĂnguas que ficaram mais presentes no dia a dia foram o italiano (atĂ© por conta do trabalho de professora de literatura italiana na universidade) e o portuguĂŞs. Aos poucos, percebi o quanto sentia falta da coexistĂŞncia simultânea de todas as lĂnguas que sou. Era uma sensação fĂsica mesmo, como se estivesse deixando secar algo em mim. Em particular me doĂa o silenciamento do francĂŞs — que já nĂŁo estava falando com ninguĂ©m, no Brasil, pois nĂŁo o usava nem em sala de aula, nem em famĂlia. Foi nesse momento que decidi que minha forma de deixar essa lĂngua viver, uma parte fundamental de mim (como se fosse um braço adormecido), ia ser atravĂ©s da escrita — se eu sou escritora, nada mais justo e natural que deixar essa lĂngua florescer naquilo que me constitui. Desde entĂŁo escrevo em francĂŞs, italiano e portuguĂŞs, com algumas incursões no espanhol — afinal, foram 10 anos de vida sĂł lendo autores hispânicos, convivendo com amigos latino-americanos que marcaram profundamente meu universo estĂ©tico, afetivo, simbĂłlico, e que em momentos atĂ© difĂceis dessa etapa de vida, quando saĂ de casa aos 18 anos para morar sozinha numa cidade cosmopolita e me sustentar, foram minha tábua de salvação: as noites de violĂŁo tocando Violeta Parra, Silvio Rodrigues e Pablo MilanĂ©s, as conversas sobre a poesia negra cubana, a descoberta da obra de Alejandra Pizarnik, as festas tradicionais andinas dos queridos amigos peruanos, as tertĂşlias na livraria hispano-americana onde trabalhei por um longo perĂodo, as viagens para o Peru, o MĂ©xico, Cuba… Sinto profunda saudade desse mundo mais cosmopolita e de falar várias lĂnguas ao mesmo tempo!
Carola: VocĂŞ me fez lembrar das minhas vivĂŞncias com o mundo hispânico, que aconteceu, curiosamente, quando eu vim morar na Alemanha pela primeira vez. Eu tinha 24 anos, e atĂ© entĂŁo, com exceção dos livros (da literatura), o mundo em espanhol era um mundo da famĂlia. Mas quando fui estudar na Alemanha fiz muitos amigos colombianos, chilenos, argentinos, equatorianos, etc., e de repente aquele mundo se revelou num espaço do lado de fora, e foi algo muito lindo, descobrir que existiam outras pessoas que ouviam Violeta Parra, Silvio Rodrigues… Sempre acho curioso que isso tenha acontecido na Alemanha, de certa forma aponta para a pouca troca que há entre o Brasil e o resto da AmĂ©rica Latina, Ă© uma pena, porque temos tanto em comum, temos toda uma histĂłria colonial em comum. Mas Ă© claro, esse sintoma Ă© um resultado do prĂłprio processo de colonização do continente e sua polĂtica pĂłs-colonial.
3.
Carola: Gosto muito do livro da Sylvia Molloy Vivir entre lenguas, cito aqui um trecho que me parece a essência do que ela diz: “Siempre se escribe desde una ausencia: la elección de un idioma automáticamente significa el afantasmamiento del otro pero nunca su desaparición. Ese otro idioma en que el escritor no piensa, dice Roa Bastos, lo piensa a él”. Me pergunto, como se dá isso quando escrevemos literatura, eu sei que se escrevesse em espanhol eu seria outra escritora, por muito tempo achei que essa “outra escritora” era apenas uma possibilidade não vivida, mas agora suspeito que não, talvez ela tenha estado ali o tempo todo.
Prisca: Sim, te entendo. SĂŁo reflexões que me atravessam constantemente. Penso muito nisso quando escrevo, hoje de forma consciente. A maneira como a lĂngua bate entre meus dentes, ao falar em portuguĂŞs, me devolve em parte os sonidos dos dialetos familiares, que hoje uso quando falo com minha mĂŁe e meus irmĂŁos — mas que receio perder, algum dia, já que sĂł posso falar com eles, com ninguĂ©m mais. Já perdi minhas avĂ´s e meu pai, trĂŞs guardiões importantes dessas lĂnguas orais. E eu vou falando cada vez menos nessas lĂnguas que sĂŁo como minha placenta. Por outro lado, quando escrevo, tenho presente em mim a cantilena desses dialetos e das outras lĂnguas — a prosopopeia do francĂŞs, por exemplo, Ă© algo que me habita profundamente, a ponto de eu reservar um tempinho, todo dia, para falar francĂŞs em casa, sozinha, em voz alta, sĂł para poder me ouvir. Bizarro, nĂŁo Ă©? Mas Ă© que amo a carnalidade das palavras, pronunciá-las. Sentir que giram em minha boca. Quando escrevo poesia em portuguĂŞs, por exemplo, tenho consciĂŞncia de que tento inserir a mĂşsica do italiano, o corte rĂtmico das palavras italianas, secas, montalianas. Sem dĂşvidas, nĂŁo seria a mesma escritora, nem a mesma pessoa, se nĂŁo tivesse incorporado na minha escrita — e na minha vida — as lĂnguas que sĂŁo minhas boias de ancoragem. Agora, Carola, te pergunto: VocĂŞ tem consciĂŞncia dessa presença do espanhol na sua forma de escrever? Já pensou em escrever direto em espanhol ou alemĂŁo tambĂ©m? Pergunto isso porque para mim, a partir do momento que decidi assumir essas várias vozes — ou que elas resolveram se impor naquilo que tenho de mais precioso e Ăntimo que Ă© minha escrita — foi um processo liberatĂłrio, como se minha existĂŞncia como pessoa e como escritora se tornasse mais completa, mais densa e mais integrada no mundo. Hoje sou esse conjunto de lĂnguas que ressoam concomitantemente, cada uma com sua especificidade. No meu Ăşltimo livro, O mundo mutilado, tem um poema no qual falo disso (e que já publiquei num livro em francĂŞs):
Porque sou outra em cada lĂngua, /mudo de endereço // anjo, raposa, sereia, peixe-espada // porque Ă© impossĂvel escondĂŞ-los/ pois dormem todos comigo // levanto cedo / temendo que eles acordem/antes de mim / e comecem a brigar pela minha boca.
Carola: Sabe que a sua pergunta me atravessou de alguma forma? Comecei a pensar de maneira mais profunda sobre isso. Eu sempre disse, em entrevistas e para mim mesma, que nunca escreveria em outro idioma que nĂŁo o portuguĂŞs. Mas nunca pensei muito no porquĂŞ disso. Lembro que um dia eu comecei a escrever algo em espanhol e aquela escritora que eu vislumbrava ali me trazia imensa angĂşstia. Hoje entendo que talvez a lĂngua portuguesa tenha me protegido de muita coisa e de certos traumas da infância, como se ao aprender portuguĂŞs eu tivesse criado uma espĂ©cie de lugar seguro. Penso, agora te escrevendo, pela primeira vez, que talvez a lĂngua portuguesa tenha me salvado. Mas talvez tenha chegado a hora de enfrentar certos fantasmas e compreender o que eles sĂŁo, ou que outras possibilidades eles trazem. Ah, achei linda a imagem, vocĂŞ caminhando pela casa e falando sozinha em francĂŞs!
Prisca: Agora está ficando mais difĂcil esse meu peregrinar solitário na casa falando em francĂŞs, pois tenho filha adolescente que está muito interessada no mundo do Oriente e me contagiou. Estamos juntas no desafio da lĂngua coreana e estou gostando muito!
4.
Carola: Pensei agora num poema seu, que saiu na Revista Capitolina e faz parte do seu prĂłximo livro, Mundo mutilado, que sai pela QuelĂ´nio. E que eu conheci no inĂcio deste ano quando vocĂŞ esteve aqui, na universidade. É um poema que me emociona das mais diferentes formas.
cette langue qui tue ma langue maternelle:
a lĂngua inimiga entra
pelos ouvidos e escorre
atĂ© Ă aortaÂ
ali espera e rosna
um cĂŁo que sabe
o estranho Ă espreita
atrás da porta
nessa lĂngua feita cĂŁo
que ladra
e rĂłi o osso
da lĂngua morta
a operária húngara
escreve seu caderno
como uma Penélope,
mais uma,
ela prĂłpria no exĂlio
tecendo
sua mortalha:
Agota Kristof
espera
a volta da lĂngua
sacrificada,
a certeza da escrita
como Ăşnica casa
rascunho eterno
numa lĂngua torta
Prisca: Sim, gosto muito desse poema, primeiramente porque a Agota Kristof Ă© uma das autoras que leio e releio e cuja trajetĂłria biográfica e literária mobiliza reflexões constantes. Ela expressou muito bem esse sentimento de estranhamento diante da nova lĂngua — o francĂŞs que ela aprendeu, já adulta, quando chegou como refugiada na SuĂça — como sendo uma lĂngua inimiga, por rasurar a lembrança e o uso do hĂşngaro, sua lĂngua materna. E porque sua obra literária — sua permanĂŞncia, como autora, dentro de uma tradição literária — se deu a partir do francĂŞs. A fricção que acontece entre as lĂnguas que sĂŁo corpos vivos, que se tocam, se esbarram, se abraçam, por vezes se rejeitam… me interessa muito observar esse fenĂ´meno e entender como ocorre nos outros. Me ajuda a entender meus movimentos. Já tive momentos de recusa momentânea do portuguĂŞs — uma relação de paixĂŁo e Ăłdio, talvez — quando, num momento difĂcil da minha vida, já no Brasil, percebi que estava usando sĂł essa lĂngua com os filhos e comigo mesma, por ser engolida pelo ritmo frenĂ©tico de vida do cotidiano, que nĂŁo deixava muito espaço para a pausa e a lentidĂŁo de outra lĂngua em gestação, no interior da famĂlia. Me senti sufocar debaixo de uma onda gigantesca da qual nĂŁo conseguia emergir. Se nĂŁo tomasse cuidado, me tornaria pela primeira vez na vida um ser monolĂngue. Isso me apavorou. Me senti amputada, sabe?, foi um momento estranho, nĂŁo esperava sentir isso. Me senti furtada de uma parte fundamental de mim, num momento em que minha vida no paĂs estava deslanchando. Minhas asas estavam murchando. Acho que Ă© um sentimento que experimentam muitos dos que migram, essa ferida. Eu senti esse corte com intensidade, e em algum momento começou a sangrar. Mas foi algo que me fez bem, percebĂŞ-lo, quero dizer, porque depois veio a consciĂŞncia de que precisava assumir plenamente essas lĂnguas, esses mundos. A literatura me ajudaria a abrir minhas asas para o mundo. No livro O mundo mutilado deixei isso mais explĂcito, e Ă© o que pretendo fazer daqui em diante: explicitar essa pluralidade, esse portuguĂŞs contaminado, esse italiano contaminado, essa poesia contaminada que Ă© a minha vida. VocĂŞ se sentiu em algum momento furtada de algo, de uma parte da sua vida, por conta dessas idas e vindas entre as lĂnguas?
Carola: Sim, sempre. Eu nasci em espanhol, aos trĂŞs anos (quando cheguei ao Brasil) comecei a aprender o portuguĂŞs, mas fui alfabetizada em inglĂŞs (o que Ă© uma loucura) e logo depois, aos oito anos entrei para o colĂ©gio alemĂŁo. Eu me sentia pertencente a nada e a lugar nenhum. Mas a origem desse sentimento nĂŁo está aĂ, porque eu podia ter passado por tudo isso de uma forma muito feliz. Acho que o problema vem de uma primeira ruptura que foi traumática, a vinda para o Brasil, no sentido que foi uma vinda que carregava toda uma sĂ©rie de acontecimentos traumáticos (e tambĂ©m fim de um sonho) de um paĂs. Hoje eu entendo o quanto essa ruptura ficou marcada em mim, no meu corpo, na minha sensação de nĂŁo pertencimento. De certa maneira, todos os meus livros tĂŞm sido uma forma de recontar e reescrever essa histĂłria. EntĂŁo há algo que me foi tirado, mas ao mesmo tempo trata-se de algo que eu ganhei, a possibilidade e a necessidade da escrita. Um aspecto bonito de ressignificar os traumas Ă© a chance de transformar a falta (e a morte) em potĂŞncia, em vida.
5.
Carola: Na conversa com o Itamar Vieira Junior ele disse que precisava voltar para casa para poder escrever, depois me perguntou como era isso pra mim e eu respondi que no meu caso escrever era voltar para casa. E para você, como funciona essa relação casa-escrita?
Prisca: EntĂŁo, a partir do momento em que tomei consciĂŞncia da falta das outras lĂnguas, isto Ă©, a partir do momento em que entendi que eu sou essa multiplicidade de lĂnguas e lugares, que dependo da existĂŞncia e vitalidade delas para me sentir plena, e que depende de mim — e nĂŁo do mundo ao redor — manter acesa a chama dessa coexistĂŞncia, relaxei. Relaxei sobre onde viver, sobre onde Ă© que realmente me sinto “em casa”. Escolhi a casa onde moro — em Juiz de Fora, um cantinho que amo profundamente — como sendo minha nau. ProvisĂłria mas sossegada. Aqui Ă© onde tenho hoje as condições concretas de fazer meu mundo girar. Tenho uma vida organizada e o suficiente sossego para criar os filhos, sem renunciar Ă minha escrita. No futuro, quando eles tiverem asas prĂłprias, acho que procurarei fazer outro movimento… Mas Ă© a partir da minha casa, cercada pelo verde, que faço o mundo girar, constantemente. Ă€s vezes, viajando eu mesma, apenas posso, porque adoro viajar para me alimentar. Por exemplo, quando vou a Genebra ou a MilĂŁo — duas cidades-casa para mim —, sinto claramente que elas arejam a cabeça, e volto cheia de ideias, livros e estĂmulos para escrever. As questões que se pensam por lá, as conversas com os amigos escritores, meus contemporâneos, a multiplicidade de lĂnguas e de trajetĂłrias, reacendem algo muito enraizado em mim, algo mais cosmopolita mesmo, e me sinto capaz de voos mais ousados. É sempre muito saudável sair da caixinha, olhar outros horizontes, outras problemáticas, mudar os hábitos e a rotina, nĂŁo ficar preso a demagogias ou pensamentos Ăşnicos. Acho que um artista precisa estar sempre aberto a isso, para nĂŁo se tornar um mero funcionário ou, pior, tecnocrata da palavra. Outras vezes — como nesse nosso tempo agĂ´nico, pandĂŞmico — sem viajar, mas fazendo a escrita viajar, e acolhendo outras vozes como a minha, migrantes — atravĂ©s da tradução, que vivo cada dia mais como uma prática de acolhimento, de diálogo, de irmandade, de humanidade. Me interessa cada vez mais o aspecto polĂtico no sentido amplo, saber ler para alĂ©m da melhor solução rĂtmica encontrada na tradução (fundamental, por sinal), a ferida que silencia, saber transpor para o leitor de outra lĂngua, nĂŁo tanto (nĂŁo sĂł) os jogos linguĂsticos mais geniais e criativos, mas o mundo que move o escritor. Sua visĂŁo de mundo. Suas complexidades. Suas feridas. Isso me exige calma, conhecimento, mergulho. NĂŁo Ă© algo que se possa fazer correndo, entrando e saindo de uma tradução para outra, como atleta. Me sinto em dever de aprender sobre o universo que habita o escritor, alĂ©m, claro, de conhecer a lĂngua que traduzo, saber como ela soa em minha boca (em se tratando de uma lĂngua viva), que sons essa lĂngua provoca, quais associações imagĂ©ticas e sonoras e afetivas ela chama — porque, afinal, o tradutor faz uma transcrição. Acho fundamental conhecer bem a lĂngua da qual se traduz, navegar nela com naturalidade, como algo que Ă© entranhado na vivĂŞncia, pois lĂngua Ă© corpo, Ă© voz, Ă© respiro, Ă© olhar. Venho de um universo, o suĂço, onde isso Ă© muito importante, onde a trajetĂłria do tradutor Ă© muito respeitada. Gosto desse mergulho de escafandrista.
Carola: Que lindo o que vocĂŞ diz sobre o exercĂcio da tradução, na realidade a arte da tradução. Saber ler a ferida que silencia. Penso que traduzir Ă© antes de tudo saber ler. Mas talvez isso valha para tudo, a necessidade de saber ler o mundo, saber ler um filho, um amor, uma casa. A si mesma. Saber ler.
6.
Carola: Gosto muito de traduzir poesia, algo que faço apenas como exercĂcio. Tenho a impressĂŁo de que traduzir um poema Ă© pensar mais profundamente sobre o poema, e descobrir algo que nĂŁo estava ali. Ou que estava apenas enquanto possibilidade.
Prisca: Acho que de alguma forma já respondi sem saber que viria essa sua observação….rsrsrs… curioso como nossos caminhos vĂŁo na mesma direção, inclusive nas observações que nos guiam…
Carola: Sim, isso costuma acontecer quando habitamos a conversa, como se habitássemos um espaço, um lugar. E as coisas saem do tempo linear. É muito bonito.
7.
Carola: VocĂŞ vai lançar o seu primeiro romance, vai ser em 2021? É possĂvel comparar essas duas experiĂŞncias de escrita, a poesia e a prosa?
Prisca: Nos meus planos, terminaria o romance em 2020. Mas o 2020 foi um ano que estilhaçou os planos de todo mundo, acho. Aconteceu que em 2020, com a paralisia inicial, o trabalho feito a partir de casa, o isolamento que virou condição permanente, os filhos em casa e a casa se tornando uma Grande MĂŁe protetora, a poesia me pegou com força e fechei quatro livros que estavam em processo faz tempo. Dois devem sair ainda neste ano no Brasil, um na Itália, outro, quem sabe, em francĂŞs, na SuĂça. E tambĂ©m me aventurei pela primeira vez na tradução de um romance. Um trabalho muito interessante, uma nova experiĂŞncia. Mas estou priorizando agora a escrita do romance, que espero fechar atĂ© meados de 2021. As duas personagens principais sĂŁo mulheres fortes, em certo sentido sĂŁo migrantes, cujas trajetĂłrias passam pela SuĂça e pelo Brasil, num mergulho pra dentro da histĂłria pessoal e coletiva. Mas acho que esse ano Ă© para fechar o livro e aĂ sim, procurar publicá-lo em 2022. Me parece que a experiĂŞncia da escrita em si nĂŁo Ă© tĂŁo diferente, o que difere Ă© o ritmo. Estou acostumada Ă intermitĂŞncia na poesia. Tem livros que vou escrevendo, retomo, abandono, sem grandes problemas, num lapso de tempo longo. É uma temporalidade por lapsos com a qual sei lidar bem. Na prosa, percebi que isso Ă© muito negativo. Acho que a prosa exige um esforço continuado e constante, de maratonista: antes de começar a escrever, durante e depois. Nesse sentido, no meu caso, sempre pensei que fosse mais difĂcil conciliar esse ritmo com meu dia a dia, dividido entre casa, filhos, aulas, pesquisa, viagens, traduções, etc. Mas quem sabe foi falta de organização e de coragem, um álibi que sempre arrumei, rsrs. A pandemia veio para me trancar em casa e me obrigar a priorizar e encarar esse álibi.
8.
Carola: A literatura salva?
Prisca: Olha, Carola, Ă© uma pergunta complexa. Penso sobre isso, muitas vezes ao longo dos anos. E cada vez tenho uma resposta diferente. Por isso, nĂŁo tenho nenhuma definitiva. Para mim pelo menos, nĂŁo Ă© que ela salve. Mas como qualquer experiĂŞncia estĂ©tica profunda, ela traz uma dimensĂŁo transcendente que de alguma maneira permite que sejamos algo a mais, ou que possamos nos conhecer melhor e portanto evoluir como seres humanos. Poder encarar nossas obsessões, vĂŞ-las, mergulhar nelas… Mas quem disse que isso salva? salvar de quĂŞ? de nĂłs mesmos, da morte, dos outros, da peste? salvar os outros, talvez? NĂŁo sei. Mas acho que a arte nos dá essa chance: cumprir nossa circularidade, desabrochando nĂŁo sĂł no sentido biolĂłgico, mas nas inĂşmeras potencialidades da nossa espĂ©cie humana, plurifacetada: sensĂvel, psicolĂłgica, afetiva, criativa, transcendente, sexual, etc. Nos dá outro canal de apreensĂŁo da realidade. Em termos sociais e coletivos, aĂ sim, penso que o contato com a literatura, com a arte, possa ser uma experiĂŞncia profundamente arrebatadora, de transformação. Lembro bem: aos 15 anos a escola nos levou para ver o filme A dupla vida de VerĂ´nica, de Krzysztof Kieslowski. Eu ainda morava na SuĂça. Aquele dia, na saĂda do cinema, perdi o rumo de casa e fui andando a esmo atĂ© encontrar a estação de trem que me levaria para casa. A mesma sensação tive quando li A metamorfose, de Kafka, aos 14 anos, e pouco depois, quando li pela primeira vez os Ossi di seppia, do Eugenio Montale, ou a poesia da Alejandra Pizarnik, aos 16 anos. Uma palpitação, um atordoamento. Algo do tipo: entĂŁo Ă© isso, Ă© isso! Essas sensações eram maravilhosas, queria viver dentro delas! E o que estava ao meu redor passou a assumir outra dimensĂŁo na minha vida. Por outro lado, como fui criada num contexto muito catĂłlico, vi como esse ambiente neutralizou os desejos das mulheres da minha famĂlia. Com isso, tendo a nĂŁo procurar na arte, na literatura, uma salvação. Aliás, nĂŁo acredito muito nesse termo, nesse “ponto de chegada”. Acredito mais no desejo como motor muito potente, que nos move Ă eterna procura de algo. Mas Ă© algo desassossegado, nĂŁo pacĂfico. Adoro esse verso do poeta italiano Milo de Angelis, que resume bem meu pensamento: NĂŁo pedimos a água, mas a sede.
Carola: Sim, você faz a pergunta, se salvar de quê? Engraçado, eu nunca penso em salvação sob uma ótica cristã, talvez por não ter tido uma educação religiosa. Mas fiquei agora pensando na sua pergunta, se salvar do quê? Bom, da morte, claro, ninguém se salva. Mas podemos nos salvar da ignorância, do ódio, da solidão, do desamparo, do desamor. Acho que a literatura pode nos dar um lugar habitado, coletivo, onde antes não havia nada nem ninguém.
Prisca: Sim, você tem toda razão. Essa sensação de pertencimento, mesmo que na solidão do dia, na solidão do desespero — nesses dias desesperadores que vivemos, de profundo horror —, a consciência de ser parte de uma coletividade é realmente algo muito reconfortante. Sim, um lugar habitado. Bonito isso. Uma casa sempre aberta no espaço e no tempo. Como disse uma vez numa entrevista o escritor haitiano Dany Laferrière: com somente 26 letras do alfabeto, como se fossem 26 lanternas piscando a intermitência, iluminamos e ressuscitamos a companhia e o pensamento de milhões de pessoas, de dois mil anos de pessoas que disseram, pensaram e sentiram algo que nos é próximo, fraterno, familiar. E isso é realmente mágico.