Cartas #janeiro_16

A opinião, comentários e sugestões dos nossos fiéis leitores
Arte da capa: Bruno Schier
31/01/2016

Leitura prazerosa
É com satisfação que envio este e-mail informando a chegada do meu primeiro exemplar de Rascunho. Fico feliz em ter em mãos um periódico tão valioso e rico em artigos e matérias. Que prazer em lê-lo. Me parece que esse relacionamento vai perdurar por muitos anos.
José Uedson Angelo • Mossoró – RN

O pequeno príncipe
O texto de Carolina Vigna sobre O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, é brilhante [edição de novembro]. Ao optar por uma análise que descarta a leitura simplista que sempre permeou a obra, ela a ressalta sob um viés ideológico a partir de uma fábula que traduz a estupidez dos homens, numa crítica à “política” configurada nas guerras, nos governos, na vaidade, na ganância, na intolerância e na desumanização. Texto abordado de forma peculiar e bastante original.
Sofia Lopes • Recife – PE

Recebi o Rascunho 187 com a alegria de sempre e ao ver já na capa a chamada para o ensaio de Carolina Vigna sobre O pequeno príncipe, tive a certeza de que nossos alunos de literatura do projeto Batuque na Caixa iriam ter bom material para avaliar um título com o qual eles trabalham. São centenas de crianças e adolescentes que desenvolvem técnicas e conhecimento histórico sobre a literatura, em especial a paranaense e os nomes nacionais. O trabalho atua com oficinas e distribui livros aos alunos. O ensaio aborda de forma ampla e comparativa os dilemas do personagem de Saint-Exupéry e lança luz sobre o outro príncipe, o de Maquiavel. Por isso, admiramos e continuamos a ter o Rascunho como material de primeira hora para conhecer e discutir velhos e novos autores.
Aldo Moraes • Londrina – PR

Até encômios
Encômios ao Rascunho 187 a começar pelo portal instigante; Adorno abre a mente para a filosofia; Beckett, dramaturgo favorito junto com Tchekhov. A poesia de Charles Simic e Jack Gilbert, poetas underground de rara sensibilidade. Rascunho, meu companheiro nos plantões médicos.
Fausto Toloy • Campina da Lagoa – PR

Nas redes sociais
É muito boa essa resenha [Sobre Antologia da poesia erótica brasileira]
Gustavo Ramos • Facebook

Amoooo esse jornal.
Alisson Oliveira (@ali-geek) • Instagram

Sempre acompanho o trabalho de vocês. Parabéns @jornalrascunho.
Glau Sarges (@fraulein.glau) • Instagram

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho