Pela leitura
Parabéns ao Affonso Romano de Sant’Anna pela matéria mais lúcida que li nos últimos tempos sobre livros e leitores (Rascunho 140). Affonso faz uma análise consistente, com a competência de sempre. O único detalhe que esqueceu foi incluir a relação com professores, pois um número muito grande deles (66%, segundo uma pesquisa) não gosta de ler; outros desculpam sua falta de vontade dizendo que seus alunos são carentes, não podem comprar livros; outros alegam que não são da área de comunicação, como se a leitura não fosse beneficiar a todas as matérias. Luto pela leitura, pois acredito que a revolução da cidadania será pela consciência, pelo saber ler e pensar com qualidade.
Walmor Santos • Porto Alegre (RS)
Falta de leitores
Gostaria de parabenizá-los pelo ensaio do escritor Affonso Romano de Sant’Anna. Achei extremamente pertinentes os pontos que ele levantou no que diz respeito ao hábito de leitura no Brasil. Trabalho em uma Casa de Leitura e o que vemos é exatamente esta realidade: a falta de leitores. Acho interessante o debate referente a medidas de incentivo de leitura e o escritor ilustrou com argumentos sólidos mudanças efetivas para realizar incentivos nessa área.
Dirceli Lima • Curitiba (PR)
Celebrando
Continuo lendo, indicando e celebrando o grandioso trabalho contido no Rascunho. O Paiol Literário é algo muito especial. Gosto tanto, tanto mesmo! Vocês pensam em publicar, em livro, mais entrevistas do Paiol? Parabéns por esse trabalho já imprescindível à literatura brasileira!
Paulo Aires Marinho • Palmas (TO)
Agradecimento
Nós que fazemos parte da Biblioteca Pública Municipal Marechal Cândido Rondon estamos imensamente agradecidos por recebermos este jornal maravilhoso, que veio engrandecer nosso acervo e proporcionar mais cultura e conhecimento aos usuários. Obrigada e que Deus continue dando inteligência para que esta obra maravilhosa continue por muito tempo.
Socorro Freitas • São Bento do Una (PE)