Cartas #abril_14

A opinião, comentários e sugestões dos nossos fiéis leitores
Arte da capa: Ramon Muniz
01/04/2014

O melhor
Legal assinar o Rascunho. Mensalmente, o melhor da literatura brasileira, essencial, pra nós escritores. Vamos assinar? O preço é camarada e a compensação é segura.
Chico Lopes • via Facebook

Momento feliz
Sou assinante do Rascunho. Moro em São Paulo, no bairro da Liberdade. Conto os dias à espera do envelope pardo e grosso, que não passa por debaixo da minha porta. Sempre que entro na portaria, reparo se o porteiro vai fazer aquele gesto tão esperado e me dizer: Dona Paula, esse envelope grosso chegou! Salve os porteiros que são mensageiros de momentos tão felizes e singulares.
Paula Ribas • via Facebook

Nada de elitismo
Li carta da leitora Fátima Soares Rodrigues — Rascunho #165 — que gostaria de ver os grandes livros destinados somente aos especialistas. Me espanta que ainda se fale nesse tom. Ora, nem toda leitura é literatura. O importante não está apenas em ler ou não ler, mas que provocações ou perturbações essa leitura suscita. Ao invés de condenar a literatura ao ostracismo elitista inócuo e soberbo, como prega a prezada leitora, que tal elevar os olhos da dona de casa que lê revistas Capricho para as letras que indagam, acionam coisas e abalam até permitir com que, ela também, decifre a sutileza do real ali tipografado? Não me espantarei se, quando esse dia chegar, não precisaremos mais de especialistas para reconhecer um bom livro, posto que até uma dona de casa reconhecerá uma boa obra.
Guilherme Zawa • Curitiba – PR

Dica
Uma dica para professores e escritores: assinem o Rascunho e conheçam literatura por diferentes ângulos. Muita opinião, informação, enfim, boa cultura. Estar por dentro do que vem acontecendo na literatura brasileira é obrigação de quem ensina e/ou escreve.
Walmor Santos • via Facebook

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho