Tomando umas com Jesus

Em “Jesus Cristo bebia cerveja”, com frases de efeito e situações absurdas, Afonso Cruz apresenta uma nova Jerusalém
Afonso Cruz, autor de “A boneca de Kokoschka”
02/12/2014

Amigo, se o seu interesse por cerveja é zero, se sua curiosidade pela bebida é negativa, pode pular para o segundo parágrafo do primeiro subtítulo, ok?

No momento em que começo a escrever este texto, estou na garagem de casa, com uma panela de 32 litros à minha frente, fervendo minha próxima leva de cerveja — clarinha e bem defumada que, no copo, lembrará bacon ou churrasco. A água está prestes a acabar em São Paulo, então, se ficar sem banho será inevitável, previno para que não fique sem a bebida sagrada de cada dia (mentira, que de segunda eu não bebo).

Fazer cerveja em casa é simples, mas extremamente trabalhoso. Primeiro, preciso moer cerca de cinco quilos de malte. Depois, fazer uma espécie de chá com os grãos (daí vem o açúcar). Coado o chá, passo para outra panela e fervo o líquido enquanto acrescento o lúpulo que vai amargar o negócio. Aí tem que resfriar, passar para um balde, colocar o fermento e deixar que a levedura transforme os açúcares em álcool — o que leva ao menos uma semana. Não acabou ainda. Alguns dias de descanso para que a bebida mature são bem-vindos. Coloco mais um pouco de açúcar e engarrafo. Outros quinze dias para que as leveduras consumam esse novo açúcar e deixem a cerveja carbonatada na garrafa. Então é gelar — não muito, dependendo do estilo — e, finalmente, beber.

Agora você que não levou em conta o que escrevi no primeiro parágrafo e continuou lendo até aqui me pergunta: tá, Rodrigo, e que diabos isso tem a ver com literatura?

São duas as respostas. Primeiro, cervejeiro caseiro é um bicho chato, bitolado e exibido, e não perde uma oportunidade de falar sobre o seu hobby. Segundo, se não fosse por isso, provavelmente não teria dado atenção ao livro que é alvo desta resenha — se é que ainda podemos considerar isto uma resenha.

Jesus era dos nossos
Daqui a pouco eu entro de fato no livro, prometo, mas antes, mais um pouco sobre cerveja. Sabe aquela história de que Jesus transformou água em vinho? Então, provavelmente é balela. Segundo historiadores — que talvez também sejam cervejeiros caseiros, vai saber —, os primeiros registros da passagem diziam que o milagreiro transformara água em uma bebida fermentada. Aí chegou o Império Romano, e a Igreja Católica se apropriou da história do carpinteiro e já tascou que a tal bebida fermentada era vinho. Contudo, pelos costumes e pela agricultura da região, esses historiadores apontam que a chance de que fosse cerveja é muito maior.

Daí que o livro do português Afonso Cruz se chama Jesus Cristo bebia cerveja, e quando o Pereira (saudades de ver o Julián Ana chamando assim o editor deste jornal) me mandou a lista com trocentas opções de livros para resenhar, obviamente que indiquei tal obra. E fiz bem.

Jesus Cristo bebia cerveja traz a história de Rosa, cuja mãe gostava de uísque e “preferia homens feitos de lama e de trabalho, com as unhas sujas de bebedeiras de aguardante caseira, com hálito de metanol”, e cujo pai (baixo e franzino, mas de grande força) “bebia demasiado e depois saía para a rua a gritar com toda a gente, e ninguém se atrevia a pará-lo. Se alguém lhe fazia frente, pegava num copo de vinho com a mão esquerda e lutava usando a direita, sem nunca entornar uma gota” – ou seja, um tipo bastante comum de pau d’água.

Enquanto ele trabalhava, a esposa ficava em casa o chifrando. Foi presenciando uma dessas cenas que Rosa orou a ponto de achar que sua mãe se transformara na Virgem Maria, que viria a beber nas mesmas garrafas que a verdadeira mãe bebera. Quando contou isso ao padre em sua primeira comunhão, teve as saias puxadas e tomou “umas palmadas no rabo”. Dali pra frente a garota faria sucesso entre os homens.

Já sem mãe — que foge com um amante e morre pela ausência — e sem pai — que morre de fato —, Rosa passa a viver somente com Antónia, a avó semisurda que precisa de ajuda para praticamente tudo, inclusive ser transportada até a igreja em um carrinho de mão, já que não gosta da cadeira de rodas. É o desejo da avó conhecer a Terra Santa que move a narrativa. Sem dinheiro para a viagem — que tampouco poderia ser feita por conta das condições físicas da velha —, Rosa conta com a ajuda de homens que caem de amores aos seus pés — um professor, um padre e um pastor de ovelhas — para ludibriar Antónia.

Resolvem transformar uma pequena aldeia do Alentejo em Jerusalém, obrigando “as pessoas a usarem camisa branca e fatos pretos, barbas postiças, chapéus e aqueles caracolinhos que os judeus usam”, diz o professor. Um bar que funciona dentro de um velho avião desativado é maquiado para que aparentasse ainda ser uma aeronave funcional. Uma vez lá dentro, a velha é dopada para fingirem que dormiu antes mesmo de decolarem e assim permaneceu ao longo de toda a viagem.

Abaixo o vinho
Como é possível perceber, os absurdos fazem parte da narrativa de Cruz. O improvável se manifesta tanto em cenas quanto nos bons personagens. Um adolescente é espancado pelo pai após dizer que gostaria de ser padre. “Não quero preguiçosos na família”, previne o agressor, um “livre-pensador capaz de suportar tudo, menos a estupidez”. Já o professor entende que uma lata de tinta pode ser uma das armas mais poderosas do mundo. É com essa tinta que pinta versos de Diógenes de Oenoanda nas paredes da casa da qual Rato é o caseiro – e este “cerra os punhos” ao ver o “vandalismo filosófico, mais concretamente epicurista”.

Outra preocupação recorrente de Cruz é trabalhar com frases de efeito, algo que normalmente traz resultados péssimos. Mas não é o caso, o português é um bom frasista. Algumas que me agradaram: “A alegria gasta-se como as velas acesas, e apaga-se”, “A nossa morte não acontece quando somos enterrados, acontece continuamente: os dentes caem, os joelhos solidificam, a pela engelha-se, os amigos partem. Tudo isso é a morte. O momento final é apenas isso, um momento”, “Um homem de ciência é uma verdade cercada de estupidez por todos os lados. O segredo está cá dentro, não como os místicos de supermercado gostariam; mas está cá dentro”. Dariam bons ímãs cafonas de geladeira.

Mas voltemos à falsa Terra Santa. Da mesa em que se desenrola uma representação da Santa Ceia, o professor repentinamente manda retirar o vinho e começa um discurso:

Ninguém sabe, caros Jesus Cristo e seus apóstolos, por que razão o homem se sedentarizou […], vou explica-vos[…]: foi a cerveja. Para ter cerveja era preciso cultivar. E assim nasceu a sociedade como conhecemos. Graças à cerveja, temos hospitais e bibliotecas. Não existiriam livros se não fosse a cerveja. Não existiriam escritores nem ciência […]. O Egito tinha inúmeras cervejarias e exportava grandes quantidades para a Palestina. O que se bebia no espaço geográfico em que Cristo habitava era cerveja. O vinho era uma bebida de romanos, dos invasores. Cristo não iria beber a bebida dos ricos, dos opressores […], mas dos pobres, das putas e dos pecadores.

Sabe tudo, professor! Depois passa aqui para tomar uma comigo.

Jesus Cristo bebia cerveja

Afonso Cruz
Alfaguara
248 págs.
Afonso Cruz
Nasceu em 1971, em Figueira da Foz (Portugal). Estudou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas de Madeira. Venceu o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco (com Enciclopédia da estória universal, em 2010), o prêmio Maria Rosa Colaço de melhor livro infantojuvenil (com Os livros que devoraram o meu pai, em 2009), o prêmio SPA/RTP de literatura infantojuvenil (com A contradição humana, em 2011) e o Prêmio da União Europeia de Literatura (com A boneca de Kokoschka, em 2012). Vive em Alentejo, em Portugal.
Rodrigo Casarin

É jornalista, especialista em Jornalismo Literário com pós-graduação pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e editor do Página Cinco (paginacinco.blogosfera.uol.com.br), blog de livros do Uol. Além disso, colabora ou já colaborou escrevendo sobre o universo literário com veículos como Valor Econômico, Carta Capital, Continente, Suplemento Literário Pernambuco, e Cândido. Integrou o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2018, 2019 e 2020 e o júri do Prêmio Jabuti em 2019.

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