Humor pela vida

Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu teve 2.826 desenhos inscritos por artistas de 80 países
1º Colocado Yuri Ochakovsky (Israel/Rússia)
01/12/2003

O cartunista russo Yuri Ochakovsky venceu o 1º Festival de Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, realizado, em novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Yuri recebeu prêmio no valor de US$ 10 mil.

O festival já pode ser considerado o maior salão de humor do mundo. Recebeu 2.826 inscrições de artistas de 82 países — um recorde entre todos os salões de humor realizados mundo afora. O evento também se destaca por distribuir a maior premiação: US$ 20 mil dólares aos cinco primeiros colocados. O tema foi Planeta Água, recurso natural abundante na Terra das Cataratas.

Além de reunir alguns dos nomes mais expressivos do cartum brasileiro (Angeli, Ziraldo, Laerte, Reinaldo Figueiredo, Aroeira e os irmãos Chico e Paulo Caruso, dentre outros), contou com a presença de nomes consagrados internacionalmente, como Gilbert Shelton, maior expoente do underground americano, atualmente radicado em Paris; o cubano Tomás Rodríguez Zayas (Tommy); o argentino Carlos Nine, maior expoente das artes gráficas em seu país; e o português Antônio Antunes, de longa carreira dedicada ao traço de humor, entre outros nomes de prestígio.

No próximo ano, o tema será o turismo. O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, garantiu que o festival será incorporado ao calendário de eventos do Ministério em 2004.

Após a escolha dos cinco melhores desenhos, cerca de 150 trabalhos ficarão em exposição até 20 dezembro no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional e no Centro de Visitantes das Cataratas do Iguaçu.

No dia 5 de janeiro, a exposição completa do festival segue para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O 1º Festival de Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu foi uma iniciativa do jornal O Pasquim21 e contou com o apoio da Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Embratur, secretarias Estadual e Municipal do Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Foz do Iguaçu e jornal A Gazeta do Iguaçu.

Os cinco primeiros colocados.

Yuri Ochakovsky – Rússia
Neltair Abreu – Brasil
Omar Alberto Figuereoa Turcios – Colômbia
Flavio Luiz Rodrigues Nogueira – Brasil
Raimundo Rucke – Brasil

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho