ensaios e resenhas O guardador de sonhos Mariana Ianelli São Paulo - SP Em “Venenos de deus, remédios do diabo" e "Terra sonâmbula", Mia Couto recupera o poder do sonho e a necessidade do mito Onde a história se repete Adriano Koehler Curitiba - PR “Predadores”, de Pepetela, mostra que temos mais em comum com os países de língua portuguesa que apenas o idioma Língua frouxa Ronald Robson São Luís - MA Por que Inês Pedrosa não passa de mais uma escritora empenhada em fragilizar o idioma que lhe serve de instrumento A criança na cidade em guerra Andrea Ribeiro Curitiba - PR “Os da minha rua”, de Ondjaki, é um agradável passeio por brincadeiras e preocupações da infância A terra além da vergonha Paulo Bentancur Porto Alegre – RS José Luandino Vieira traz de Angola sua língua “periférica”, a descoberta do mundo precário e a riqueza do imaginário Da arte de ser promissor Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Flávio Izhaki, apontado como uma das promessas da nova geração, estréia como romancista com “De cabeça baixa” Herói primitivo Miguel Sanches Neto Ponta Grossa - PR De natureza fragmentária, “Macunaíma” é uma síntese de um país em pedaços, de sua diversidade de paisagem e de pessoas Moderno e corrosivo Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Durante toda a vida, Monteiro Lobato dedicou-se à tarefa de passar o Brasil a limpo Sem glamour Luiz Horácio Viamão - RS Joel Rufino dos Santos despe a literatura, a expõe, examina sua função e suposta utilidade A literatura na varanda Ronald Robson São Luís - MA Os “Ensaios escolhidos” de Augusto Meyer fazem da crítica um exercício do conforto Do realismo ao picaresco Maurício Melo Junior Brasília - DF Com sólida coesão ideológica e temática, a obra de Jorge Amado se sustenta por permitir várias e até contraditórias leituras A sagração do caos Igor Fagundes Rio de Janeiro - RJ Resenha do livro "A infância do centauro", de José Inácio Vieira de Melo « Anterior Page1 … Page199 Page200 Page201 Page202 Page203 … Page316 Próxima »
O guardador de sonhos Mariana Ianelli São Paulo - SP Em “Venenos de deus, remédios do diabo" e "Terra sonâmbula", Mia Couto recupera o poder do sonho e a necessidade do mito
Onde a história se repete Adriano Koehler Curitiba - PR “Predadores”, de Pepetela, mostra que temos mais em comum com os países de língua portuguesa que apenas o idioma
Língua frouxa Ronald Robson São Luís - MA Por que Inês Pedrosa não passa de mais uma escritora empenhada em fragilizar o idioma que lhe serve de instrumento
A criança na cidade em guerra Andrea Ribeiro Curitiba - PR “Os da minha rua”, de Ondjaki, é um agradável passeio por brincadeiras e preocupações da infância
A terra além da vergonha Paulo Bentancur Porto Alegre – RS José Luandino Vieira traz de Angola sua língua “periférica”, a descoberta do mundo precário e a riqueza do imaginário
Da arte de ser promissor Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Flávio Izhaki, apontado como uma das promessas da nova geração, estréia como romancista com “De cabeça baixa”
Herói primitivo Miguel Sanches Neto Ponta Grossa - PR De natureza fragmentária, “Macunaíma” é uma síntese de um país em pedaços, de sua diversidade de paisagem e de pessoas
Moderno e corrosivo Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Durante toda a vida, Monteiro Lobato dedicou-se à tarefa de passar o Brasil a limpo
Sem glamour Luiz Horácio Viamão - RS Joel Rufino dos Santos despe a literatura, a expõe, examina sua função e suposta utilidade
A literatura na varanda Ronald Robson São Luís - MA Os “Ensaios escolhidos” de Augusto Meyer fazem da crítica um exercício do conforto
Do realismo ao picaresco Maurício Melo Junior Brasília - DF Com sólida coesão ideológica e temática, a obra de Jorge Amado se sustenta por permitir várias e até contraditórias leituras
A sagração do caos Igor Fagundes Rio de Janeiro - RJ Resenha do livro "A infância do centauro", de José Inácio Vieira de Melo