Vidraça #240

Chigozie Obioma é o primeiro autor confirmado para a Flip, que acontece entre 29 de julho e 2 de agosto
Chigozie Obioma, autor de “Uma orquestra de minorias”
02/04/2020

O primeiro da Flip
A Flip confirmou o seu primeiro convidado: o nigeriano Chigozie Obioma, finalista do Man Booker Prize por duas vezes. Considerado uma das mais proeminentes vozes literárias do seu país, Obioma tem publicado no Brasil Os pescadores e Uma orquestra de minorias. A Flip acontece entre 29 de julho e 2 de agosto.

Machadão nos EUA
Machado de Assis chega aos Estados Unidos ainda em 2020. Em junho, a Penguin Classics deve publicar The posthumous memoirs of Brás Cubas, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux. Em agosto, está previsto pela Liveright Posthumous memoirs of Brás Cubas: A novel, cuja tradução ficou a cargo de Margaret Jull Costa e Robin Patterson, responsáveis por verter ao inglês os contos completos de Machado.

Em dose dupla
Chico Felitti, autor de Ricardo e Vânia, volta às prateleiras — virtuais e físicas — em dose dupla. A primeira novidade é A casa, pela Todavia, livro-reportagem que investiga os bastidores da seita criada por João de Deus. Felitti traz ao mundo Mulher maravilha, biografia de Elke Maravilha, uma das figuras fundamentais da cultura pop brasileira. Lançado como áudio-livro e produzido pela empresa sueca Storytel, tem narração da atriz Fernanda Stefanski.

Psicose literária
O jornalista e escritor João Lucas Dusi, colaborador do Rascunho, inaugura neste mês a revista literária Madame Psicose, cujo nome é uma homenagem a David Foster Wallace. A publicação contará com ilustração de Ricardo Humberto e estará disponível em versão impressa na Biblioteca Pública do Paraná e na Reitoria da UFPR, em Curitiba. Para acessar a edição online: https://www.madamepsicose.com/.

Amor literário
E por falar em Foster Wallace, Adrianne Miller, ex-namorada do autor de Graça infinita e editora da Esquire, acaba de publicar suas memórias. Em In the Land of Men, ainda sem previsão de chegar ao Brasil, ela comenta sobre a sua relação com o escritor — a quem chama de cruel e carente — e afirma que o romance foi responsável por afundar sua carreira na revista.

Fim de ciclo
A novela Olhos de sal, do curitibano Carlos Machado, encerra a chamada Trilogia do Não-lugar — da qual fazem parte Poeira fria e Esquina da minha rua —, em que o escritor investiga a relação de homens e mulheres com os espaços urbanos e também com aquilo que forma o silêncio e o vazio.

Policial
Tony Belloto volta às livrarias com Dom, a história do jovem de classe média que, para sustentar o vício em cocaína, passa a integrar uma quadrilha de roubo de casas de luxo no Rio de Janeiro. O romance é inspirado na história real do assaltante, morto em 2005, aos 23 anos, durante confronto com a polícia.

 

BREVES
Luis Fernando Verissimo celebra 50 anos carreira com Verissimo antológico, coletânea que reúne textos publicados em jornais, revistas e outros livros.

A Todavia prepara para o começo deste mês uma surpresa para os leitores de Hermann Hesse. Knulp (1915) é peça fundante na obra do vencedor do Nobel de 1946, e influenciou nomes como Stefan Zweig e Jack Kerouac.

A Penguin-Companhia anunciou que publicará em maio Emma, um dos clássicos de Jane Austen.

 

Jonatan Silva

É jornalista e escritor, autor de O estado das coisas e Histórias mínimas.

Rascunho