Vidraça #220

Notas sobre literatura e mercado editorial
Ian McEwan, autor de “Meu livro violeta”
01/08/2018

McEwan em dose dupla
Para celebrar os 70 anos de Ian McEwan, a Companhia das Letras publicou o inédito Meu livro violeta, que reúne uma novela curta que dá nome ao volume e o libreto Por você, escrito para a ópera de Michael Berkeley. O primeiro texto é história de dois amigos escritores cuja fama de um deles acaba selando um desfecho trágico. A narrativa seguinte é a história de um poliedro amoroso ao melhor modo shakespeariano. Ainda como parte das festividades, a casa relançou A criança no tempo, lançado pela Rocco na década de 1990 e há muito esgotado. O romance conta a história de um autor de literatura infantil que perde a filha dentro de um supermercado. Após esse episódio, passa a viver em uma fissura entre realidade e paranoia. Os livros têm tradução de Jorio Dauster.

Sob nova direção
Discípulo inconteste de Jorge Luis Borges, Alberto Manguel, como o Maestro, também dirigiu a Biblioteca Nacional de Buenos Aires. Após dois anos à frente da casa, o autor de A cidade das palavras e Todos os homens são mentirosos deu lugar à professora universitária e vice-diretora, Elsa Barber. É a primeira vez, desde a fundação da Biblioteca em 1810, que uma mulher assume o cargo.

Litercultura
A Capela Santa Maria, em Curitiba, será palco entre 6 e 10 de agosto do Litercultura — festival literário que acontece desde 2013 na capital paranaense. Para a edição deste ano, estão confirmados Veronica Stigger, Cristovão Tezza, Ana Maria Gonçalves, João Silvério Trevisan e Noemi Jaffe. O Litercultura já trouxe nomes como Valter Hugo Mãe, Alberto Manguel, J. M. Coetzee e Gonçalo M. Tavares. A entrada é gratuita mediante retirada de antecipada dos ingressos. Para saber mais, acesse: litercultura.com.br.

Auster na surdina
Sem muito a alarde, a Companhia das Letras publicou em junho o romance mais recente de Paul Auster. 4 3 2 1 marca o retorno do autor de A trilogia de Nova York após 7 anos. Com quase 900 páginas, o livro narra a história de Archie Ferguson em quatro perspectivas diferentes. Em um exercício ambicioso de criatividade e estilo, Auster reconstrói seu personagem em condições financeiras e familiares distintas, apresentando ao leitor como os nuances da vida podem ajudar a moldar homens e mulheres. 4 3 2 1 está carregado de temas caros ao escritor, como identidade, tempo, ideal de fracasso e sucesso.

Variações sobre o mesmo tema
Depois do sucesso de Me chame pelo seu nome, a Intrínseca publica no Brasil mais um romance de André Aciman: Variações enigma. A obra narra os sentimentos turbulentos de Paul, um jovem que mora no sul da Itália e se vê confuso ao suspeitar que sua namorada o esteja traindo. Em meio a isso, o rapaz se vê apaixonado pelo marceneiro dos pais em Nova York e pelo parceiro de tênis. Variações enigma lida com as diversas possibilidades de escolhas que alguém pode fazer na vida.

Barack Holmes
O ex-presidente norte-americano Barack Obama foi transformado por Andrew Shaffer em uma espécie de Sherlock Holmes do século 21 em seu livro mais recente, Hope never dies, em tradução livre algo como “A esperança nunca morre”. Sem previsão de lançamento por aqui, o livro traz Joe Biden, vice de Obama, como seu Watson. A dupla se junta novamente para salvar os Estados Unidos de uma epidemia de viciados em ópio.

Antiguidade
Uma placa com 13 versos da Odisseia, de Homero, foi encontrada no começo de julho em Olímpia, na Grécia. De acordo com historiadores, a tábua de argila data do século III da época romana. O trecho, que descreve o retorno de Ulisses a Ítaca, é a inscrição mais antiga já encontrada da obra de Homero.

Navegar não é preciso
Já está disponível a segunda edição da revista digital The Disconnet. Com artigos opinativos, contos e poesia, a publicação exige que o leitor se desconecte da internet para poder ler os textos. Com apensas 250 KB, o navegador do usuário faz o download de todo o conteúdo e o armazena em cache, podendo ser acessado off-line. A partir de um “truque” de programação, a revista identifica e bloqueia o leitor que ainda estiver com acesso à internet, retirando a trava com a desconexão. Para ler a The Disconnet, acesse: https://thedisconnect.co/.

Breves

• A editora curitibana Arte & Letra publicou em junho uma edição numerada de Sexta-feira da semana passada, primeiro livro de Manoel Carlos Karam e que circulou somente entre os amigos do escritor.

• A Record publicará ainda neste ano Less, de Andrew Sean Greer, vencedor do prestigioso Pulitzer de 2018.

• Marina Colasanti relançou em julho Eu sozinha, seu livro de estreia. A nova edição saiu pela Global e custa R$ 45.

 

Jonatan Silva

É jornalista e escritor, autor de O estado das coisas e Histórias mínimas.

Rascunho