Egocêntrico e sem talento Jonas Lopes São Paulo - SP Em “O despenhadeiro”, Fernando Vallejo se limita a insultar, a vomitar bravatas sem se preocupar com qualquer forma narrativa Edição 99, Julho de 2008
Fragilidade humana Jonas Lopes São Paulo - SP Contos de Flannery O’Connor discutem a violência física e espiritual, refletida no ódio racial e na decadência da religião Edição 98, Junho de 2008
O mal de Vila-Matas Jonas Lopes São Paulo - SP Em “Paris não tem fim” sobressai a genialidade de Enrique Vila-Matas, um autor que faz da literatura seu grande personagem Abril de 2008, Edição 96
Defesa egoísta do individualismo Jonas Lopes São Paulo - SP “Molloy”, de Samuel Beckett, hipnotiza com a sua alternância de períodos longos e curtos; parágrafos se estendem por dezenas de páginas Edição 95, Março de 2008
Tambor às avessas Jonas Lopes São Paulo - SP “Nas peles da cebola” pode ser lido como uma continuação do mais célebre livro de Günter Grass Edição 94, Fevereiro de 2008
Na batalha, apesar de tudo Jonas Lopes São Paulo - SP Em “Tarás Bulba” não se encontra o Gógol genial e cínico de contos posteriores; o personagem é artificial, forçado, caricato Edição 93, Janeiro de 2008
Diante da crueldade Jonas Lopes São Paulo - SP Em "As benevolentes", Jonathan Littell dá voz a um ex-oficial nazista e mostra como a maldade nos acompanha desde sempre Dezembro de 2007, Edição 92
Em construção Jonas Lopes São Paulo - SP “Fantoches e outros contos” mostra a evolução de Erico Verissimo desde a estréia irregular até a maturidade ficcional Edição 91, Novembro de 2007
Trágica inspiração Jonas Lopes São Paulo - SP Toni Morrison escreveu "Amada" a partir da leitura da notícia de uma mãe que mata a filha Edição 90, Outubro de 2007
Ponto de harmonia Jonas Lopes São Paulo - SP O peruano Mario Vargas Llosa transita entre a amplitude social da época áurea do romance e a ousadia lingüística dos modernos Edição 89, Setembro de 2007