Nascida em Osaka, no Japão, Mieko Kawakami fez sua estreia literária como poeta e publicou sua primeira novela, My ego, My teeth, and the world, em 2007. Seus livros, traduzidos para mais de 30 idiomas, ganharam importantes prêmios no Japão, como o Akutagawa, o Tanizaki e o Murasaki Shikibu.
Agora, pela primeira vez, a autora japonesa tem um de seus livros publicados no Brasil. Em Peitos e ovos, romance eleito um dos 10 melhores livros de 2020 pela revista TIME, a trama se passa no Japão e aborda a relação de três mulheres com o corpo, além de discutir questões relativas ao gênero feminino e aspectos da maternidade.
Em um dia sufocante de verão, Makiko viaja de Osaka a Tóquio para visitar a irmã mais nova, Natsu, e a surpreende com a informação de que gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer uma cirurgia de aumento dos seios.
Acompanhada pela filha, Midoriko, uma adolescente que há alguns meses só se comunica com a mãe por escrito, Makiko compartilha com a irmã a frustração que sente pelo comportamento da garota, desconhecendo o sofrimento pelo qual ela passa ao ser incapaz de verbalizar as pressões avassaladoras da puberdade.
Sob o ponto de vista de Natsu, uma aspirante a escritora de trinta anos assombrada pelas dificuldades sofridas na juventude, desenrola-se a história dessas três mulheres reunidas em um bairro pobre de Tóquio. Ao longo dos poucos dias que passam juntas, o silêncio de Midoriko será um catalisador para que cada uma delas enfrente os próprios medos e dissabores.
Oito anos após a visita de Makiko e Midoriko, em mais um dia de verão intenso, Natsu — agora finalmente estabelecida como escritora e tendo desenvolvido algumas poucas amizades — faz o caminho inverso ao da primeira parte do livro e viaja de volta à cidade natal. Imersa em dúvidas e confrontando a ansiedade de envelhecer sozinha e sem filhos, em meio às opressões sociais que cercam a vida das mulheres no Japão, ela precisa tomar uma decisão sobre os rumos da própria vida.
O romance mais recente de Mieko Kawakami traduzido para o inglês é All the lovers in the night e foi indicado para o National Book Critics Circle Awards em 2023.